Partido Comunista do Vietnã se concentra na economia

O Partido Comunista do Vietnã reafirmou hoje a centralidade da economia nas orientações da sexta plenária de seu Comitê Central, para consolidar avanços e enfrentar dificuldades e desafios em um ano previsivelmente carregado de incertezas.

Moeda do Vietnã

Seu secretário geral Nguyen Phu Trong resumiu as três principais estratégias imediatas combinadas como: a renovação do modelo de crescimento e reestruturação econômica, a garantia de estabilidade sociopolítica e a criação de bases sólidas para o desenvolvimento futuro.

Durante 15 dias consecutivos de sessões, se esgotou uma agenda densa, em uma atmosfera democrática, franca e construtiva com alto sentido de responsabilidade e sabedoria, informou uma nota final emitida.

Trong afirmou que apesar de numerosos tropeços, a situação socio-económica do país experimentou certas mudanças nos primeiros nove meses de 2012, mas ainda ressente considerável pressão inflacionária e macro instabilidades, às quais terá que prestar sustentada atenção.

Para enfrentar a questão, enfatizou a necessidade de salvaguardar o sistema financeiro bancário e combater a corrupção, assim como o desperdício no investimento e despesas públicas, resolver as dívidas problemáticas, facilitar os negócios domésticos e atrair capital nacional e estrangeiro, priorizando a agricultura e o turismo.

Instou a continuar implementando com seriedade a resolução adotada nesse sentido pelo XI Congresso partidário, coerente com o que descreveu como o contexto de uma economia de mercado de orientação socialista e integração internacional.

Com mais detalhes se referiu à aplicação de um sistema administrativo mais apropriado, submetido a transparentes auditorias e supervisão, assim como a necessidade de acabar com investimentos que não sejam nucleares e a participação estatal em associações mistas abaixo de 50%.

Com respeito ao debatido tema da emenda da lei de terra no parlamento, destacou a resolução de fenômenos negativos como especulações, desperdícios, corrupção e disputas legais para garantir a harmonia de interesses do Estado, usuários e investidores em aras da estabilidade sociopolítica.

O sexto Pleno também discutiu o impulso à ciência e à tecnologia, a reforma da educação, a importância de dar o exemplo e o exercício da crítica e autocrítica da militância partidária, o encurralamento a tendências ideológicas negativas e o confronto com forças hostis ao Vietnã.