Brasilia sediará em 2016 Olimpíada Tecnológica

 Brasília vai sediar, em 2016, o 20º Congresso Mundial de Tecnologia da Informação, da World Information Technology and Services Alliance (Witsa), mais conhecido como a "Olimpíada de TI".

O evento, que promete reunir as principais cabeças das áreas de tecnologia da informação, comunicação e computação, gera milhões em negócios e mobiliza os maiores investidores mundiais do setor de tecnologia.

Na edição de 2016, são esperados representantes de mais de 80 países, com estimativa de público superior a 3 mil pessoas. Segundo a entidade organizadora, esses países representam mais de 90% do Produto Interno Brut o (PIB) do setor.

Brasília saiu na frente e desbancou a Austrália, que deixou o páreo na sexta-feira , e a África do Sul, que retirou a candidatura após a apresentação da cidade candanga.

Canadá

Neste ano, Montreal, no Canadá, será palco do evento, que terá início nesta segunda-feira e segue até a próxima quarta-feira. Em 2014, será a vez de Guadalajara, no México, abrigar a Olimpíada de TI.

"A vinda desse evento para a capital representa uma vitória. A tecnologia é a nova matriz energética e tem tudo a ver com a nossa cidade, por ser uma economia criativa, limpa, sustentável e que vai gerar cresci mento, renda e oportunidades para toda a população", afirma o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

Hoje, 84 países são filiados na federação mundial de TI. Eventos paralelos, como a Campus Party – que aborda inovação tecnológica, internet e entretenimento eletrônico em rede -, reúne de 15 a 20 mi pessoas.