Cineclube Avenida exibe "Guerra Conjugal"

Dando continuidade à homenagem ao cineasta Joaquim Pedro de Andrade, o Cineclube Avenida exibe nesta terça-feira, 23/10, "Guerra Conjugal", de 1974, adaptação de Joaquim Pedro de Andrade para contos do escritor Dalton Trevisan. A sessão tem entrada franca e começa às 19h, no Cineclube Avenida (subsolo do Shopping Avenida, na Av. Dom Luiz, 300). A apresentação do filme será seguida de debate.

O Cineclube Avenida continua destacando a obra do cineasta Joaquim Pedro de Andrade. Depois de brindar o público com "Garrincha, Alegria do Povo", "Os Inconfidentes" e "Macunaíma" e "O Padre e a Moça", "Guerra Conjugal", de 1974, é o destaque. O filme será exibido nesta terça-feira, 23/10, às 19h, com entrada franca, no Cineclube Avenida (subsolo do Shopping Avenida, na Av. Dom Luís, 300).

Baseado em contos de Dalton Trevisan, "Guerra Conjugal" narra diversas histórias ligadas a conflitos de casal, remetendo a personagens e diálogos criados pelo emblemático escritor curitibano, entre nuances de drama e de comédia. Um casal de idosos, um conquistador, um advogado, entre outros personagens reveladores de situações-limite entre amor e ódio.

"'Guerra Conjugal' ilustra crônicas de psicopatologia amorosa na civilização do terno-e-gravata, ainda vigente na mitológica e ubíqua cidade de Curitiba, onde medram flores de plástico e elefantes de louça podem surgir a qualquer momento", definiu o próprio diretor e roteirista, Joaquim Pedro, sobre o filme, elogiado por Pedro Almodóvar quando exibido em um festival em Barcelona. "Guerra Conjugal", que conta em seu elenco com Lima Duarte, Jofre Soares, Elza Gomes e Carlos Gregório e tem trilha sonora de Ian Guest, também foi exibido no Festival de Cannes e premiado em diversos festivais no Brasil.

"Com 'Guerra Conjugal', damos continuidade a uma homenagem a Joaquim Pedro de Andrade, que temos promovido desde o III Festival de Jericoacoara Cinema Digital, realizado em junho, e nas sessões do Cineclube Avenida", ressalta o cineasta cearense Francis Vale, coordenador do Cineclube.

"Temos conquistado uma boa repercussão para as sessões e cumprido nosso objetivo de ajudar a chamar atenção tanto para o audiovisual cearense quanto para novos filmes de realizadores nacionais e para filmes importantes da história do cinema brasileiro, como 'Guerra Conjugal' e a obra do Joaquim Pedro como um todo", complementa Francis, renovando o convite ao público para a sessão desta terça-feira.

O espaço

O Cineclube Avenida conta com modernos equipamentos de exibição digital. A sala de exibição, com capacidade para 70 pessoas, é climatizada e oferece excelentes condições técnicas para as apresentações de filmes e os debates. A programação do espaço conta com exibições quinzenais, com destaque para documentários, curtas-metragens e para a produção audiovisual cearense. A exibição dos filmes é sempre seguida de debates, reforçando a característica do movimento cineclubista.

Fonte: Assessoria do Cineclube Avenida