Ações para evitar novo apagão

A Companhia Energética de Brasília (CEB) e Furnas Centrais Elétricas acertaram com o Ministério de Minas e Energia uma série de ações a serem tomadas para melhorar o sistema de distribuição do Distrito Federal, e que serão anunciadas hoje.

Durante o encontro, foi esclarecido qual foi o órgão responsável pelas quedas de energia. “A primeira foi causada por problemas na subestação de Samambaia, de Furnas, e a segunda, no Plano Piloto, ocorreu rede básica da CEB”, explicou o secretário-executivo do ministério, Márcio Zimmermann.

Problema em linha de distribuição de energia causou apagão, afirma CEB. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) assegurou que foram abertas investigações e, caso constatada falha operacional das duas empresas, a penalidade vai de advertência à multa de 2% do faturamento anual da companhia. “Aguardamos o relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que definirá a origem dos desligamentos. Não queremos continuar com este jogo de empurra”, disse o diretor de Operações da CEB, Manoel Clementino.

Hoje, haverá uma segunda reunião, no Rio de Janeiro, para detalhar os procedimentos a serem adotados. O presidente da ONS, Ermes Chipp, garantiu que o Distrito Federal está entre as prioridades do grupo. “Por ser a capital da República, onde estão concentrados os três Poderes, temos de ter uma atenção maior. Avaliamos se Brasília precisa de um reforço no sistema elétrico”, declarou. “Esperamos o Relatório de Análise de Perturbação (RAP) para analisar a situação da região”, complementou Zimmermann.