PSB declara apoio a Clécio Luís na disputa eleitoral em Macapá

Com a divulgação na terça-feira (23) da pesquisa Ibope que apontou uma disputa acirrada pela prefeitura de Macapá, o PSB decidiu sair da neutralidade para apoiar o candidato do PSOL, Clécio Luís, contra o atual prefeito, Roberto Góes (PDT), que tenta reeleição. O partido convocou uma reunião de urgência da Executiva Estadual, que, também na última terça-feira, optou pela mudança de posicionamento.

Após a reunião, a Executiva divulgou nota em que expressou que o Ibope coloca o "candidato da antagônica e vergonhosa harmonia à frente na disputa" e que, por este motivo, o partido reavaliou sua posição. A pesquisa Ibope mostra que Góes tem 45% das intenções de voto contra 41% de Clécio.

Segundo o texto, “o perigo eminente da eleição de um prefeito vulnerável pelos inúmeros processos criminais coloca em risco a estabilidade política da cidade”. O PSB destaca a possibilidade de Roberto Góes “a qualquer momento ser recolhido à penitenciária” e decide sair da neutralidade e conclamar simpatizantes, filiados e militantes para apoiar e votar em Clécio Luís.

"A Comissão Executiva Estadual adota essa posição independente de qualquer entendimento e mesmo considerando as divergências já explicitadas com a candidatura da Unidade Popular", diz trecho da nota, referindo-se à coligação de Clécio.

Preso em dezembro de 2010 em um desdobramento da Operação Mãos Limpas, da Polícia Federal, e solto dois meses depois, Góes obteve 40,18% dos votos válidos no primeiro turno, contra 27,89% de Clécio.

As entrevistas da pesquisa Ibope – 602 no total – foram realizadas de 20 a 22 de outubro. A margem de erro da pesquisa, encomendada pela Rede Amazônica, é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), sob o número AP-00014/2012.

Informações da Agência O Globo