Eleições em Fortaleza: Pesquisas apontam indefinição no 2o turno

A quatro dias da votação, pesquisas de opinião apontam disputa acirrada e indefinida no 2º turno das eleições para a Prefeitura de Fortaleza. Roberto Claudio (PSB) e Elmano de Freitas (PT) disputam voto a voto a preferência do eleitor.

Divulgadas nesta quinta-feira (25/10), tanto a pesquisa Ibope (encomendada pelo jornal Diário do Nordeste), quanto a Datafolha (contratada pelo jornal O Povo), demonstram a indefinição do quadro político em Fortaleza. Nas duas consultas, os candidatos permanecem em empate técnico.

Ibope

Pela pesquisa realizada pelo Ibope, Roberto Claudio (PSB) e Elmano de Freitas (PT) estão empatados na preferência do eleitor. Ambos estão com 43% de intenção de votos. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Ainda de acordo com a consulta, 14% dos entrevistados admitem mudar o voto, enquanto 11% os eleitores pretendem anular o voto ou votar em branco. Os indecisos somam 3%. O Ibope ouviu, nos dias 21 e 23, 805 eleitores e a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Datafolha

Também na pesquisa Datafolha o cenário aponta disputa acirrada entre os candidatos. Elmano de Freitas (PT) está com 42% da preferência do eleitor, enquanto Roberto Claudio (PSB) soma 41% da intenção de voto dos entrevistados. Com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o cenário aponta empate técnico.

O número de votos brancos ou nulos atingiu o percentual de 9%, enquanto 8% representam os indecisos. O Datafolha ouviu 1.279 eleitores nos dias 23 e 24 de outubro. A pesquisa está registrada no TER com o número CE-00182/2012.

De Fortaleza,
Carolina Campos