Olívia enfrenta vice do candidato adversário em debate na TV

A comunista Olívia Santana, candidata a vice-prefeita de Salvador na chapa de Nelson Pelegrino (PT), enfrentou a vice do candidato adversário, a professora Célia Sacramento (PV), em um debate promovido pela TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, na noite da última quarta feira (24/10). Essa foi a primeira vez que as duas ficaram frente a frente para debater a cidade na televisão.

A participação das vices foi uma inovação da emissora e aconteceu no segundo bloco do debate entre os candidatos a prefeito. Pelas regras, cada uma delas faria uma pergunta de tema livre à adversária e as duas travariam, depois, uma discussão cronometrada sobre a resposta.

Através de um sorteio, a primeira a formular a perguntar foi Olívia, que disparou: “O DEM acionou o STF (Supremo Tribunal Federal) contra as cotas, o PROUNI e as terras remanescentes de quilombo. Além disso, ACM Neto votou em separado contra a ampliação da licença maternidade. Como uma mulher, negra, pode apoiar um candidato desse?”.

Célia Sacramento justificou a postura contrária dos aliados às políticas afirmativas argumentando que ACM Neto divergia das opiniões do partido, mas Olívia prontamente rebateu: “Essa foi uma ação institucional e não dá para separar a instituição do candidato”.

Na sua vez, a adversária decidiu falar sobre corrupção, na tentativa de associar Nelson Pelegrino ao julgamento de outros integrantes do PT, que acontece no STF, mas Olívia defendeu o aliado: “O PV não tem moral alguma para falar em corrupção porque tem uma prefeita acusada de crimes contra a administração pública no Rio Grande do Norte”, disse, se referindo a Micarla Sousa, prefeita de Natal. Ela lembrou, ainda, que o DEM lidera a lista de políticos cassados no país.

Durante o confronto das respostas, Célia ainda insinuou que Olívia só tinha sido escolhida por Pelegrino depois que ela decidiu apoiar ACM Neto. “Você está enganada. Eu fui indicada pela minha história e eu agradeço ao meu partido por isso”, respondeu a comunista.

Olívia terminou a sua participação pedindo aos soteropolitanos que não se esqueçam de como era a cidade quando administrada pelo grupo carlista. “Eu não acredito que o nosso povo não tenha memória. No próximo domingo, vamos dar uma resposta ao carlismo” finalizou.

O debate da TV Aratu foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, durante o programa. No microblog Twitter, muitos usuários postaram mensagens parabenizando a atuação da comunista, como @karolrodrigue17: “Olívia Santana deu um show. Expôs as mazelas do DEM, do carlismo!”.

O segundo turno em Salvador acontece no próximo domingo (28), quando mais de 1,8 milhões de soteropolitanos deverão ir às urnas para decidir pelo sucessor do atual prefeito João Henrique.

De Salvador,
Erikson Walla