Operação da PF prende 11 por exploração clandestina de minerais

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã dessa quinta-feira (25/10), uma operação batizada de “Pedra Furada” para combater irregularidades na exploração e comércio de minerais na Bahia. Pelo menos onze pessoas já foram presas na capital e no interior, incluindo estrangeiros que vêm ao Brasil em busca de pedras preciosas.

Além das prisões, foram apreendidos documentos, computadores e cerca de 400 kg de quartzo de origem irregular. Agentes da PF estiveram nos municípios de Novo Horizonte e Oliveira dos Brejinhos, localizados na Chapada Diamantina, região rica em mineração.

Em Novo Horizonte, cidade de pouco mais de 10 mil habitantes, a chegada das mais de 25 viaturas assustou os moradores, que usaram as redes sociais para relatar o medo. A Operação Pedra Furada contou com, também, com a participação de 120 agentes, entre policiais federias e civis e homens do Exército.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça do município vizinho de Guanambi e os presos devem responder pelos crimes de receptação e usurpação de matéria prima da União, legalmente dona do subsolo.

De Salvador,
Erikson Walla