Ministro de Relações Exteriores da Rússia visitará Oriente Médio

O chanceler russo Serguei Lavrov, fará uma visita ao Oriente Médio entre os dias 4 e 6 de novembro. Visitará Egito e Jordânia, e também está previsto um encontro com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abbas.

Sergei

A visita ao Egito nos dias 4 e 5 do próximo mês, dará a possibilidade de celebrar contatos diretos com as novas autoridades e analisar as perspectivas das relações econômico-comerciais, declarou nesta sexta-feira (26) o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Alexander Lukashevich.

No Cairo, Layroy terá encontros oficiais com o presidente egípcio, Mohamed Morsi e seu homólogo, Mohamed Kamel Amr. Será a primeira reunião deste nível, depois das eleições presidenciais neste país, em junho passado.

Também está previsto, em Moscou, um encontro de Layroy com o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil El Arabi, com quem tratará questões pontuais da região, particularmente a situação da Síria, segundo informou a agencia ITAR-TASS.

Síria

A questão síria tem toda a atenção da diplomacia russa, que redobra os esforços para buscar uma solução pacífica para o conflito naquela nação árabe, com o respaldo da comunidade internacional, para conseguir um cessar fogo duradouro, mas sem ingerências externas.

A Rússia apoia, nessa direção, a iniciativa do enviado especial da ONU e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, de uma trégua entre as partes beligerantes e inicio de um diálogo.

Para a chancelaria, é importante que as autoridades sírias tenham ratificado a vontade de finalizar a violência gerada pelo confronto e materializar uma trégua durante as festividades religiosas de Eid El Adha, destaca um comunicado.

Agenda

Layroy irá para a Jordânia, nos dias 5 e 6 de novembro, quando foi programada uma reunião com o Rei Abdullah II e o titular do Ministério de Relações Exteriores , Naser Yudeh. Também terá uma reunião com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abbas, em Amman.

A visita certamente receberá apoio para a missão mediadora do enviado da ONU e da Liga Árabe para a Síria, num momento crucial para uma trégua, abrindo um caminho de consenso entre o governo e a oposição armada.

Fonte: Prensa Latina
Tradução: Léo Ramirez