Dauttmam afirma que irá construir uma cidade mais humana

Os 341.063 eleitores de Belford Roxo vão às urnas para o segundo turno, neste domingo (28), em uma eleição municipal de contornos fortes. De um lado, a candidatura de Dennis Dauttmam do PCdoB – que integra a coligação formada ainda por PDT, PTB, PP, PTN, PHS, PTC e PPL -, do outro, o deputado estadual Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, que lidera uma coligação formada pelo seu partido, o PRTB, e também por PRB, PSL, PR, DEM, PSDC, PMN, PSB, PSDB e PSD. Seu vice é Ricardo Tonassi, do PR.

No primeiro turno o candidato do PCdoB saiu vitorioso, recebendo 40,93% dos votos. Waguinho teve 33,08% nas urnas. Candidato à reeleição, o prefeito Alcides Rolim, do PT, ficou em terceiro lugar e, no segundo turno, apoia Dauttmam.

Em entrevista à imprensa, nesta sexta-feira (26), Dauttmam reafirmou que a partor de 1º de janeiro fara de Belford Roxo uma nova cidade, uma cidade mais humana. "Iremos buscar recursos e convênios com os governos federal e estadual para viabilizar as principais propostas de meu Plano de Governo. Faremos de nossa cidade uma cidade moderna e melhor para o povo".

Ficha Suja

Nesta sexta-feira (26), uma nota do Ministério Público Federal (MPF) informou que Waguinho estava inelegível. O deputado foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), em 2011, a três anos de inelegibilidade, mas a decisão foi anulada por força de liminar concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) relativa à ação de cautelar 44592/2012.

"Embora o registro de candidatura de Waguinho não tenha sido impugnado por omissão das autoridades locais, o candidato encontra-se inelegível por oito anos, como preceitua a Lei da Ficha Limpa", afirma o procurador regional eleitoral do Rio Maurício da Rocha Ribeiro.

Pesquisas

O candidato do PCdoB lidera a disputa eleitoral na cidade com 49% das intenções de voto. A pesquisa do Instituto Gerp, divulgada nesta quarta-feira (24) aponta o candidato comunista 20 pontos percentuais à frente de Waguinho (PRTB), que tem 29%.

O instituto ouviu 402 eleitores e registrou a pesquisa no TRE sob o protocolo número RJ-00253/2012. O total de indecisos é de 16% e 7% não pretendem votar em nenhum deles. Excluídos os nulos e indecisos, o placar registra uma diferença de 26 pontos percentuais: 63% para Dennis e 37% para Waguinho.

O melhor desempenho de Dennis é na região do Jardim Redentor, onde bate o adversário por 68% a 10%. A única das cinco áreas em que Waguinho aparece na frente é o Nova Aurora, e por apenas um ponto: 38% a 37%. Entre os mais jovens, de 16 e 17 anos, Dennis chega a atingir 75% dos eleitores de Belford Roxo.

Além do efusivo apoio da população de Belford Roxo, lideranças nacionais como a presidenta Dilma Rousseff, o governador do estado, Sérgio Cabral e o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo têm manifestado apoio à eleição de Dennis.

Com agências