Dennis Dauttmam é eleito prefeito de Belford Roxo, no RJ

Dauttmam tem 48 anos e está no segundo mandato como vereador do município. Agora é o primeiro prefeito do PCdoB na Baixada Fluminense.

O candidato Dennis Dauttmam (PCdoB) foi eleito, neste domingo (28), prefeito de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Dauttmam tem 48 anos e está no seu segundo mandato como vereador do município. Ele é casado com Raquel e tem dois filhos, Dennis, de 18 anos, e Deivid, de 7. Com sua eleição, ele se torna o primeiro prefeito do PCdoB na Baixada Fluminense.

O prefeito eleito votou por volta das 9h30 deste domingo, no Jardim Escola Castelinho III, no Centro da cidade. Ele estava acompanhado da mulher e dos filhos.

Na saída da votação, ele disse que sua prioridade no governo será a área da saúde: “É uma grande necessidade da população. As nossas propostas para essa área sempre foram muito bem recebidas, porque eu também sou um usuário do sistema público. Eu observava as necessidades e, devido ao que eu observei e o que a população reivindicou, montamos nosso plano de saúde de acordo com a necessidade da população”, afirmou Dauttmam.

O prefeito eleito também falou sobre sua proposta de atrair investimentos para a cidade: “Eu quero transformar Belford Roxo em uma cidade de primeiro mundo, onde o morador tenha orgulho. Deixar de ser uma cidade dormitório e ser uma cidade que possa criar expectativas de desenvolvimento, de acordo com o crescimento do Brasil. Vamos procurar dar incentivos fiscais para que as empresas possam se estabelecer aqui. Gerar mais arrecadação, mais dinheiro. Aí todo mundo sai ganhando: o município, a população. Então é essa a nossa bandeira”.

No primeiro turno, em 7 de outubro, Dauttman ficou em primeiro lugar, com 40,93% dos votos. Waguinho (PRTB), seu adversário no segundo turno, teve 33,08% nas urnas.

No segundo turno, Dauttmam teve o apoio do atual prefeito Alcides Rolim (PT), que ficou em terceiro lugar na votação de 7 de outubro.

Durante a campanha, Dennis Dauttmam disse que seu programa de governo prevê reestruturação dos postos de saúde do município, construção de unidades de atendimento 24 horas, criação de um hospital de cardiologia e abertura de um centro pediátrico.

O município de Belford Roxo voltou às urnas para o segundo turno após uma campanha tumultuada. A confusão começou em junho, quando a ex-prefeita Maria Lúcia dos Santos, do PMDB, pré-candidata à Prefeitura, morreu ao 59 anos, de infarto.

Campanha confusa

Na reta final do pleito do primeiro turno, panfletos com acusações a Dauttmam estremeceram a campanha. Na sexta-feira (26), uma nota do Ministério Público Federal (MPF) informou que Waguinho estava inelegível. O deputado foi mesmo condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), em 2011, a três anos de inelegibilidade, mas a decisão foi anulada pela Justiça Eleitoral em junho deste ano. A informação equivocada obrigou o MPF a emitir uma nota de retificação na qual confirma que Waguinho está elegível.

Com agências