Ortega: Triunfo de Chávez fortalece mudanças na América Latina 

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, assegurou, em entrevista transmitida nesta segunda-feira (29), que a reeleição de Hugo Chávez, fortalece as mudanças que ocorrem na América Latina e Caribe.

Daniel Ortega

“É o fracasso da estratégia da direita, ainda contando com todo o apoio dos Estados Unidos e da União Europeia, porque ai sim unem os interesses dos países europeus com os EUA”, afirmou o mandatário em declarações para o Rússia Today.

Ele lembrou que os esforços se multiplicam na Venezuela para frear as transformações políticas, econômicas e sociais que Chávez lidera. “No entanto, tudo isso, incluía uma política para buscar unir todas as forças da direita e fazer um movimento que os permitira chegar ao Governo, fracassou”, reiterou.

Ortega indicou que “o modelo neoliberal, o capitalismo levado a sua máxima expressão esgotou-se, após o fracasso de suas promessas de solucionar os problemas econômicos, sociais e de emprego e pobreza”

“Esse projeto afundou não somente na América Latina, mas também em países desenvolvidos como os Estados Unidos e Europa, como estamos vendo agora”, advertiu.

Explicou que na América Latina e Caribe há uma proposta de mudança profunda que reivindique as aspirações históricas dos povos da região. Conclui que “são novos os tempos para o subcontinente, onde foi estabelecida uma nova realidade latino-americana e caribenha, e os povos são cada vez mais livres para decidirem”.

Fonte:  Prensa Latina