Haddad reafirma disposição de "somar forças" por São Paulo

O prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, manteve nesta terça-feira (30) agenda de reunião com autoridades e lideranças políticas da cidade para transição de governo. Em encontro com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes, Haddad reafirmou a disposição em trabalhar em parceria com o estado para a efetivação de projetos na capital paulista.

Entre outros assuntos, Haddad e Alckmin trataram da construção de creches em terrenos ociosos próximos a estações de metrô e trens. Em sua campanha, o candidato derrotado José Serra (PSDB), apoiado pelo governador, usou a disposição de Alckmin em ceder as áreas do estado à Prefeitura para a construção de creches municipais como propaganda eleitoral. Atualmente, cerca de 145 mil crianças esperam na fila por uma vaga em creche na capital.

Em coletiva à imprensa concedida na segunda (29) o prefeito eleito falou sobre a necessidade de “somar forças” com o governo do estado. “Não é porque eu ganhei e o Serra perdeu que não vou aceitar os terrenos. Se há terrenos, e estão disponíveis para São Paulo faço questão de dizer que precisamos aproveitá-los para esse fim. O déficit de creches é muito grande e há recursos federais para a construção. Vamos fazer uma parceria tripartite: o governo do estado entra com os terrenos; o governo federal com os recursos para a construção e a prefeitura com a manutenção dessas creches. Todas as parcerias anunciadas pelo governo do estado ao candidato José Serra eu recebo de bom grado”.

Questionado pela grande mídia paulistana — durante a coletiva desta segunda (29) — sobre a mudança do relacionamento do governo federal em relação à Prefeitura de São Paulo, Haddad disse que, na realidade, a maior transformação partirá do próprio governo municipal.

“O que vai mudar é a postura do governo municipal. Sempre houve uma compreensão muito grande do papel de São Paulo para o desenvolvimento nacional. O que em minha opinião não houve é a compreensão da Prefeitura de São Paulo de que ela tem que fazer parte desse desenvolvimento. O que vamos explorar é justamente aquilo que já deveria ter sido feito há muitos anos. Vamos explorar todas as possibilidades de parcerias com o governo federal que não foram aproveitadas nesse último ciclo”.

Após o encontro, Alckmin e Haddad fizeram um rápido pronunciamento em que anunciaram a montagem de um grupo para discutir as parcerias. Eles não detalharam os programas.
Transição do governo municipal

Haddad também se reuniu nesta terça (30) com o prefeito Gilberto Kassab (PSD) com o objetivo de “dar curso a uma transição de alto nível”. O encontro serviu para dar início às “tratativas, que vão durar os próximos dois meses”. O atual prefeito reservou para a equipe do eleito uma sala no palácio, localizado no centro da cidade.

“Estamos em condições ótimas de promover um entendimento tranquilo, assegurando ao povo de São Paulo que venceu a democracia, e agora é a união de esforços em torno de um plano de governo que foi aprovado e tem de se transformar em realidade”, afirmou Haddad ao lado de Kassab. “Concluo visitas que reputo muito importantes para a cidade, à presidenta Dilma, ao governador Alckmin e agora ao prefeito Kassab”, disse também.

Da redação do Vermelho,
Mariana Viel com informações das agências