João Ananias destaca os 60 anos do Hospital Infantil Albert Sabin

Hoje, aos 60 anos, o Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) se encontra mais jovem e moderno com seus 267 leitos, cumprindo a sublime missão de atender nossas crianças de forma humanizada. Foi o que destacou o deputado federal João Ananias (PCdoB-CE), nesta quarta-feira, 31, na Tribuna da Câmara. O hospital, do Governo do Estado, realiza 17 mil consultas ambulatoriais, 7 mil na emergência, interna 850 crianças, faz 83 mil exames laboratoriais e 550 cirurgias todo mês.

O HIAS é referência no atendimento pediátrico, no ensino dos profissionais da área de saúde e na pesquisa. João Ananias falou ainda sobre os vários prêmios conquistados pelo hospital e sua equipe. Na ocasião, ele fez um apelo ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para que seja agilizada a liberação dos recursos financeiros para reforma e ampliação da segunda etapa da unidade. “A ampliação é fundamental para que o HIAS continue a atender a demanda de nossas crianças.”

Discurso na íntegra

Sr Presidente, Sras. e Srs. Deputados:

Venho com muita alegria hoje à tribuna da Câmara Federal para destacar os 60 anos de existência do grande ícone da pediatria no meu estado, o Ceará, que é o Hospital Infantil Albert Sabin. Grande referência em pediatria, tanto na assistência às nossas crianças, como no ensino e pesquisa. Como ex-secretário de Saúde, sinto-me na obrigação, enquanto Deputado Federal cearense, de render homenagem ao HIAS por tudo que fez durante esses 60 anos de grandes e excelentes serviços em prol da vida de nossas crianças.

Nesse momento em que muitos querem rotular o SUS, relacionando as dificuldades vivenciadas à má gestão, argumento com o qual discordo veementemente, temos o exemplo do HIAS, premiado por diversas vezes, para provar o contrário. Foi distinguido com os prêmios: Prêmio Nacional Professor Fernando Figueira, em 2004. Primeiro prêmio Inovação Medical Service, em2009. Faixa Ouro no Prêmio Ceará Gestão Pública, em 2009. Faixa Ouro no Prêmio Ceará Gestão Pública, em 2010. Faixa Ouro, Prêmio Melhores Práticas relacionadas à Tricotomia, em 2010. Segundo Prêmio Inovação Medical Service, em 2011. Prêmio 3M Prevenção de Lesões de Pele, em 2011. E Prêmio Máximo Ceará Gestão Pública, em 2011.

No ano de 2000, foi inaugurado o Hospital Dia Peter Pan. Em 2005, foi criado o Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar. Em 2009, foi inaugurada a Unidade Dra Vânia Abreu, um novo bloco com 4 pavimentos, com 100 leitos. Em 2010, foi inaugurado o Centro Pediátrico do Câncer (CPC).

Não poderia deixar de lembrar a histórica visita do Dr. Albert Sabin, criador da vacina contra Poliomielite, grande benemérito da humanidade, em 1977, ao nosso querido hospital Albert Sabin.

Hoje, aos 60 anos, ele encontra-se mais jovem e moderno, com seus 267 leitos, cumprindo a sublime missão de atender nossas crianças, de forma humanizada. Realiza 17 mil consultas ambulatoriais, 7 mil na emergência, interna 850 crianças, faz 83 mil exames laboratoriais e 550 cirurgias todo mês.

Termino minha fala parabenizando o atual Diretor, Dr. Walter Frota, completamente devotado à causa do HIAS, em seu nome saudar todos os servidores que representam o seu maior patrimônio e estender minha homenagem ao Governador Cid Gomes e ao Secretário da Saúde do Ceará, Dr. Arruda Bastos, pelos investimentos e a dedicação ao HIAS. Aproveito ainda para apelar ao Ministro Padilha pela liberação dos recursos financeiros para a reforma e ampliação da segunda etapa, fundamentais para que continue a atender a demanda de nossas crianças.

Era só Sr. Presidente.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)