China sugere medidas para solução política da questão síria

O chanceler chinês Yang Jiechi reuniu-se nesta quarta (31), em Beijing, com Lakhdar Brahimi, representante especial da ONU e Liga Árabe para a questão síria. Durante a ocasião, a China sugeriu medidas que permitam o cessar-fogo e o fim da violência, o início de negociações, a reconciliação internacional e maior assistência humanitária.

O porta-voz da Chancelaria chinesa, Hong Lei, comentou nesta quinta (1) que a nova sugestão da China é importante para uma solução política neste assunto.

O ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, acredita que a única via para solucionar a crise síria é por meio de negociações. Annan afirmou ontem, em Cingapura, que os grupos armados têm de voltar ao diálogo.

O antigo enviado especial da ONU e Liga Árabe para a crise síria disse que o Conselho de Segurança deve por um fim nas divergências para a questão daquele país do Médio Oriente e permitir ao Irã um maior poder de intervenção.

Annan, que discursava na Escola de Política Pública Lee Kuan Yew, da Universidade Nacional de Cingapura, acredita que apesar de todas as divergências com o Irã, este país tem influência na questão síria e pode ser uma peça fundamental para a solução da crise.

Segundo informou ontem a televisão nacional da Síria, um campo de refugiados xiitas, nos subúrbios de Damasco, foi alvo de ataques no mesmo dia, tendo provocado seis mortos e 13 feridos. Até ao momento, nenhuma organização reivindicou a autoria dos atentados.

Fonte: CRI