Inácio aumenta defesa por mais por recursos para educação 

Em meio a discussão sobre a destinação de 100% dos royalties do petróleo para educação, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) disse, em discurso nesta quarta-feira (31), que educação, ao lado de segurança pública e saúde, foram os temas mais cobrados pelos eleitores e debatidos pelos candidatos nas eleições municipais deste ano.  

 Na opinião do parlamentar, dentre eles, a educação é o mais importante, e por isso defendeu veementemente a aprovação de duas propostas em tramitação no Congresso que direcionam recursos ao setor: royalties e fundo social provenientes da exploração de petróleo, com a destinação de um percentual dos recursos oriundos do petróleo para a pasta.

“A educação é uma questão chave, uma exigência do desenvolvimento. Não tem um passo avançado se não investirmos na educação, que deve ser tratada nos três níveis de governo, com responsabilidades múltiplas que tem que ser abraçadas pela sociedade e conduzidas pelo Estado brasileiro”, avaliou.

O parlamentar citou o caso do Ceará, com obras em andamento na área de siderurgia e petróleo, por exemplo, mas que se vê obrigado a trazer profissionais de outros estados e até mesmo do exterior para trabalhar nas unidades fabris. O caso se repete em outros estados, como Alagoas e Pernambuco, pois a população não é adequadamente preparada.

“É preciso uma ampla frente nacional, para formar o nosso povo. É muito importante para o projeto de desenvolvimento do país, para que o Brasil possa garantir sua soberania”, avaliou.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado