Flávio Dino: o PCdoB vence mais uma batalha contra as oligarquias

Nestas eleições o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) ampliou sua força política, elegemos mais de 900 vereadores e 54 prefeitos, além disso o Partido é o 6° no grupo chamado G85, ou seja, avançou em municípios com mais de 200 mil habitantes. No Maranhão não foi diferente, o PCdoB ganhou força e avançou naquele cenário. Para falar sobre o assunto, a jornalista do Vermelho Erika Ceconi conversou com Flávio Dino, presidente da Embratur, que falou sobre as vitórias do PCdoB naquele estado.

Segundo ele, o prefeito eleito, Edivaldo Holanda, foi escolhido para pôr fim ao atual quadro de contradição que existe na capital do Maranhão. “Há quadro de contradição que a cidade de São Luís e o estado do Maranhão vivem. Temos muitas potencialidades, localização geográfica, mercado consumidor e infraestrutura, porém todos os fatores favoráveis não se transformam em qualidade de vida para o povo. É essa contradição, de uma cidade rica com o povo pobre, o foco da nova gestão, o nosso principal desafio”, reafirmou o presidente da Embratur.

Ouça na Rádio Vermelho

Renato Rabelo: o PCdoB está mais forte e preparado para os desafios

Flávio Dino lembra que o prefeito eleito, juntamente com os partidos da base da presidenta Dilma, enfrentará essa contradição com ações que ampliem os investimentos públicos. “São Luís tem recursos suficientes para superar os péssimos indicadores sociais, mas é necessária uma boa aplicação para que os indicadores sociais melhorem e a cidade seja, efetivamente, humanizada.”

Um projeto pela cidade

Dino explica que o resultado nas urnas deixa claro o sentimento de mudança que povoa as ruas de São Luís.

“O sentimento de que a persistência de um modelo político por muitas décadas fez com que o Maranhão não caminhasse com o Brasil, o país se desenvolveu, mas o Maranhão ficou para trás. A voz que pôde ser ouvida das urnas nestas eleições é o grito de um povo que clama por mudanças, por uma São Luís melhor”, externou o comunista.

2014

O presidente da Embratur destacou o PCdoB teve um grande crescimento no estado, “formamos uma grande presença institucional, que se soma aos que querem mudanças para o Maranhão”. “Vimos nascer um movimento contínuo e ascendente em direção da superação do regime oligárquico que vigora no nosso estado há cerca de 50 anos”, pontuou.

Dino lembra que o PCdoB irá dirigir, a partir de 2012, seis prefeituras de cidades estratégicas no estado, “com presença de vereadores nossos em todas estas”. “Além disso, nosso Partido tem uma inserção significativa no interior dos movimentos sociais maranhenses, o que reflete na edificação de uma frente ampla de atuação.”

Ele destaca que esse crescimento se soma aos partidos que querem uma mudança efetiva para o Maranhão. 

Ouça a íntegra da entrevista: