Bondinho turístico na região da Serra da Mantiqueira em SP mata 3

Três mulheres, sendo uma mulher grávida de seis meses, morreram por conta de um acidente com um bonde turístico em Santo Antônio do Pinhal (a 171 km de São Paulo), no sábado (3). O bebê também não resistiu. Em nota, a empresa do Estado Estrada de Ferro Campos do Jordão, cujo serviço de transporte de passageiros está sob a direção da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, lamentou o fato. Não havia cinto de segurança disponível no veículo.

Com o impacto da batida no poste e no barranco, bancos e passageiros foram lançados para a frente. Segundo a empresa estadual, não existe lei que obrigue a instalação de cinto em trens de passeio. Entre os ocupantes, 40 adultos, 4 crianças de colo e 3 tripulantes. A capacidade máxima do veículo é de 42 passageiros adultos, segundo a empresa que administra a linha, ligada ao Estado.

O bondinho deixou Campos do Jordão, cidade turística no alto da Serra da Mantiqueira, rumo a Pindamonhangaba e, sob garoa, pouco antes de escurecer (às 18h30), descarrilou, arrastou-se por um barranco e só parou após bater num poste da rede elétrica da linha, na centenária Estrada de Ferro Campos do Jordão. Com a colisão, parte da fiação arrebentou o que acabou provocando choque em algumas vítimas.

Passageiros relataram que dez minutos após a parada na estação de Pinhal, o bondinho ganhou velocidade de maneira muito rápida num trecho de descida. O condutor, Luciano da Silva, chegou a gritar aos passageiros que não tinha mais o controle da máquina: "Não quer parar, não quer parar".

A guia Sônia Neves, 47, de Pindamonhangaba, e a passageira Marly Froelich, 65, de São José dos Campos, morreram na hora. Levada ao Hospital Regional de Taubaté, cidade vizinha, a grávida Adriana de Araújo, 35, morreu ontem (4).

Os feridos foram levados para hospitais e prontos-socorros da região. Ontem à tarde, 16 continuavam internados -nenhum em estado grave.

As causas do acidente ainda são desconhecidas. Há duas investigações em curso: inquérito na delegacia de Pindamonhangaba e sindicância na Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado.

O laudo pericial deve sair em 30 dias. A polícia vai solicitar à empresa os laudos de manutenção de trilhos e bondinho. Passageiros e tripulantes também serão ouvidos.

História

A Empresa Estrada de Ferro Campos do Jordão foi constituída em 1º de outubro de 1912, com o objetivo de construir e explorar uma estrada de ferro entre Pindamonhangaba (SP) e Campos do Jordão (SP). Em conseqüência de dificuldades financeiras da empresa, pela Lei n.º 1.480, de 15/12/1915, a linha férrea foi encampada pelo Estado de São Paulo.

Com Folha de S. Paulo