Embaixador dos EUA diz que eleições não impactam América Latina

Nesta terça-feira (6) os estadunidenses escolhem o presidente que governará o país nos próximos quatro anos. A atenção do mundo todo se volta, neste momento, para a disputa que até o momento segue supostamente empatada, apesar de as pesquisas apontarem pequena vantagem para Barack Obama sobre Mitt Romney. Nesta segunda-feira (5), o embaixador dos Estados Unidos em Madri, Alan D. Solomont, afirmou que o resultado não deverão influir na política de seu país em relação à América Latina.

"Há um consenso amplo entre americanos sobre política externa, e acho que o resto do mundo será pouco afetado pelo resultado. Diria que esse será o caso para a América Latina", disse o embaixador em entrevista à Agência Efe. Solomont observou ainda que os latinos tendem a favorecer democratas sobre republicanos, como revelam as pesquisas.

Quanto à política interna, esta eleição é basicamente sobre "o papel que deve ter o governo na vida do cidadão americano, e neste aspecto terá um grande impacto", disse.

Obama, sem esquecer a importância do setor privado, "acredita que existe um importante papel para o governo em garantir que a prosperidade seja compartilhada por todos", enquanto Romney dá maior ênfase à iniciativa privada.

"Eles representam duas correntes diferentes de opinião sobre o governo que existem desde a fundação de nossa república", afirmou o embaixador.

Com Efe