Personalidades recebem homenagem no Dia da Cultura

Artistas, cineastas, poetas e intelectuais serão homenageados nesta segunda (5) pelo governo federal, em duas solenidades que marcam o Dia Nacional da Cultura. Na primeira, será entregue a Ordem do Mérito Cultural (OMC), edição 2012, durante cerimônia no Palácio do Planalto. À noite, a presidenta Dilma Rousseff oferece um jantar, no Palácio da Alvorada (residência oficial), aos 41 premiados.

gonzaga

A relação dos homenageados é mantida sob sigilo pela Presidência da República e pelo Ministério da Cultura. A expectativa é que a cerimônia, ainda pela manhã, no Planalto, seja repleta de emoção, pois 2012 marca os 100 anos de nascimento do compositor popular e instrumentista Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que será homenageado.

Todos os anos, a Ordem do Mérito Cultural homenageia um nome da cultura brasileira. Desde 1995, ano da primeira cerimônia, mais de 500 personalidades e 60 instituições foram premiadas. O evento marca o Dia Nacional da Cultura, comemorado em 5 de novembro, data do aniversário de nascimento do jurista e jornalista baiano Rui Barbosa.

A Ordem do Mérito Cultural é o maior prêmio da cultura nacional e as personalidades são premiadas em três classes: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. Já foram premiados os poetas Vinícius de Moraes e Clarice Lispector, os dramaturgos Nelson Rodrigues e Ariano Suassuna, o economista Celso Furtado, e o arquiteto Oscar Niemeyer, entre outros.

Os premiados tiveram os nomes sugeridos por integrantes da sociedade, por meio da internet, e analisados pelo Conselho da Ordem do Mérito – formado por vários setores do governo. Mas a última palavra é da presidenta da República. Os nomes deverão ser publicados no Diário Oficial da União.

Exposição

Um dia após a cerimônia de entrega das condecorações, o andar térreo do Palácio do Planalto abre-se ao público para a exposição O Imaginário do Rei – Visões Sobre o Universo de Luiz Gonzaga, com curadoria de Bené Fonteles. Uma homenagem coletiva de artistas de todas as regiões do País dentro das comemorações do Ano de Luiz Gonzaga.

São peças que contam a rica e diversificada iconografia da vida e obra de Luiz Gonzaga. Reúne fotografias históricas e raras do artista, livros, CD’s e quatro filmes – Viva São João! de Andrucha Waddington, O Milagre de santa Luzia de Sergio Roizenblitz, O Homem que Engarrafava Nuvens de Lírio Ferreira e Luiz Gonzaga – A Luz dos Sertões de Rose Maria – que serão exibidos na exposição, além das obras de arte criadas, algumas especialmente para a mostra com técnicas diferentes e linguagens de expressão.

O público poderá conferir o trabalho dos gravadores em xilogravura do Ceará como Francisco de Almeida, João Pedro do Juazeiro, Francorli & Carmem, José Lourenço, Arievaldo Viana e Cícero Lourenço, o gravador paraibano José Altino, além dos escultores em madeira como DIN e Cícero Arraes de Juazeiro do Norte, da cearense Liara Leite com esculturas em cerâmica e as roupas de Seu Expedito Seleiro de Nova Olinda que fazia as indumentárias de couro para os shows de Gonzagão e do estilista mineiro Ronaldo Fraga.

Com agências