Ministro Aldo Rebelo visitará obras da Copa em Fortaleza

Visitando o Ceará nesta terça-feira, 6/11, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, garantiu que as obras para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo estarão prontas, em tempo hábil, em todas as cidades-sede.

"As obras no Ceará e no Brasil são compatíveis com o cronograma para a Copa das Confederações, em julho de 2013, e para a Copa do Mundo, em 2014. Algumas obras, como a do estádio do Ceará, que será entregue em dezembro, têm um calendário excelente, porque devem ficar prontas seis meses antes da Copa. E as demais obras aqui no Ceará, de mobilidade urbana, do aeroporto, todas elas já foram iniciadas, já ultrapassando as fases de licitação e contração. Então estamos muito otimistas em relação à Copa das Confederações e à Copa do Mundo no Ceará e no Brasil", declarou o ministro, em entrevista ao programa "Bom Dia Ceará", da TV Verdes Mares, afiliada local da Rede Globo.

"Na questão também da rede hoteleira, há planos de expansão no Ceará e no Brasil. Então temos tudo para, com muito trabalho, realizar a Copa com todas as condições que planejamos", ressaltou Aldo, na entrevista aos jornalistas Luana Borba e Paulo César Norões, reforçando a confiança em que todas as cidades-sede previstas para a Copa das Confederações sejam confirmadas. "Embora a última decisão seja da FIFA, o Governo e o Ministério dos Esportes trabalham com a ideia das seis capitais, seis sedes – Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro. Acho que mesmo Recife tem todas as condições de entregar o estádio e as obras do entorno dentro do prazo para que a Copa das Confederações seja realizada sem nenhum problema".

Aldo enfatizou que "rigorosamente, a FIFA pede que o estádio esteja à disposição dela 21 dias antes da Copa das Confederações". "Há um prazo anterior para eventos-teste, para outras atividades que demonstrem a capacidade dos estádios de acolher os jogos. Mas dezembro (de 2012) foi um prazo estabelecido pelos próprios estados. Quem entregar em dezembro, como Fortaleza e Belo Horizonte, cumpre o próprio prazo, mas os demais cumprirão o prazo estabelecido pela própria FIFA".

Malha viária e rede hoteleira

Aldo Rebelo negou que seja necessário um "plano B" para a possibilidade de algumas cidades-sede não conseguirem executar todas as obras necessárias aos eventos. "Não há necessidade de um plano B. O plano que nós temos é suficiente para assegurar a realização da Copa do Mundo com todas as exigências e encargos que o Governo Federal e os governos estaduais assinaram com a FIFA", avalia.

"Aliás, os governos ultrapassaram esses encargos: criaram um plano de obras, que é a matriz de responsabilidade dos governos, para ir além do que a FIFA pediu e para realizarmos a Copa em condições melhores do que aquilo que a própria FIFA já achou razoável. Isso inclui a malha viária de cada cidade, a melhoria da rede hoteleira, dos aeroportos. Tudo isso estamos fazendo como parte do legado, porque isso tudo ficará para a população de cada cidade que sediará a Copa do Mundo".

Eleições e a Copa

O ministro Aldo Rebelo afirmou que a recente disputa eleitoral municipal não causará qualquer prejuízo às obras da Copa. "Não tenho conhecimento de disputa eleitoral ter afetado em algum aspecto a realização das obras da Copa. É claro que houve disputa em todas as capitais. Nós estamos atentos nos casos em que houve troca de comando, de partido ou gestores, em que há a retomada dessas atividades com a nova gestão que vem a ser instalada", frisou.

"Mas acho que nada que houve nas eleições que comprometa a realização dessas obras. Tanto os prefeitos ou prefeitas que estão saindo assumiram sua parte de responsabilidade, como aquele que estão entrando têm todo o interesse em fazer com que sua capital tenha o melhor desempenho na preparação da Copa das Confederações ou da Copa do Mundo".

Agenda em Fortaleza

Hoje, em Fortaleza, Aldo Rebelo participa, às 10h15 (horário local), de visita ao Estádio Castelão, no bairro de mesmo nome – o estádio com obras mais adiantadas entre todos os que sediarão a Copa de 2014. A inauguração do equipamento está marcada para dezembro, com show do cantor e compositor cearense Raimundo Fagner. A abertura oficial deverá contar com novos shows e com uma partida de futebol, entre grandes equipes, em janeiro de 2013.

Às 15h30, o ministro promoverá novo lançamento do Programa Segundo Tempo no Ceará, no novo Centro de Eventos de Fortaleza, no bairro Edson Queiroz.

De Fortaleza,
Dalwton Moura