Viaduto do Chá em São Paulo completa 120 anos de história

Nesta terça-feira (6) um dos cartões postais de São Paulo, O Viaduto do Chá, completa 120 anos. Projeto de estrutura metálica e de origem alemã, a obra foi realizada pela "Companhia Paulista do Viaducto do Chá" e tinha como objetivo ligar o antigo centro da cidade de São Paulo ao lado novo da capital. 

Mas por que Viaduto do Chá?

Até a primeira década do século XX, o senhor comendador, o barão de Itapetininga (depois da baronesa de Itu), tinha uma chácara no Vale do Anhangabaú, região conhecida como o Morro do Chá, onde se cultivavam hortaliças e chá. 

A pesquisadora Ecléa Bosi recorda que "São Paulo até embaixo do Viaduto do Chá era uma chácara, tinha verdura, vaca de leite. O viaduto não era esse, era outro de grades de ferro. Quando o bonde passava lá em cima as pedras tremiam, parece que ia cair. E lá embaixo era chácara, a gente descia pela escadaria para os matos. Onde é a Rua Xavier de Toledo eram casas de pobres que alugavam cômodos. Subindo a escadaria, atravessava uns trilhos e já saía na Rua das Palmeiras. A Rua Direita era uma ruazinha estreita, tinha a Casa Alegre na esquina que era do Conde São Joaquim em que vendia perfumes. Por lá passava o corso no carnaval".