Sem categoria

Bertolino:"Grabois teve um papel fundamental para o PCdoB"

No centenário de Maurício Grabois, um dos principais pilares da história do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), esta edição do programa "Ideias e Debates" conversou com o editor do Portal da Fundação Grabois e autor do livro Maurício Grabois – Uma vida de combates, Osvaldo Bertolino.

Joanne Mota e Érika Ceconi, da Rádio Vermelho em São Paulo

Em 580 páginas a biografia de Grabois, que completaria 100 anos no dia 2 de outubro, é reconstituída. Segundo Bertolino, o homenageado faz parte da “face oculta” da história brasileira. “Você não pode falar da história do país, do século 20, sem falar dos comunistas e não pode falar dos comunistas sem falar de Maurício Grabois”, frisou.

Ouça também:
Renato Rabelo: Amazonas e Grabois grandes líderes do PCdoB

O editor destacou o papel fundamental que o líder comunista teve na época e que perdura até hoje: “Avalio que a história do comunismo no Brasil tem quatro pilares básicos além do Grabois, João Amazonas, [que também faria 100 anos em 2012], Pedro Pomar, Diogenes Arruda e, em certo sentido, com todas as controvérsias que existem, Luís Carlos Prestes. Foram estes que se organizaram, que constituíram o núcleo do movimento comunista no seu período mais marcante”, ressaltou.

Quem foi Maurício Grabois?

Maurício Grabois faria 100 anos em 2 de outubro de 2012, viveu 61 anos, destes mais de 50 anos foram dedicados à militância. Durante a segunda geração do Partido, Grabois foi o líder da bancada comunista na Constituinte de 1946, foi um grande deputado, elogiado por figuras como Jorge Amado.

Político, lutou com as ideias, mas também foi a campo e liderou um dos maiores movimentos de resistência do PCdoB, a Guerrilha do Araguaia. Isso é o PCdoB, esse Partido foi construído graças a líderes como Grabois, que deu sua vida por um ideal, esta que é nossa razão de luta nestes tempos.

Homenagem

João Amazonas e Maurício Grabois serão homenageados em sessão solene na Câmara, na próxima sexta-feira (9). A sessão solene também faz parte das celebrações dos 90 anos de fundação do PCdoB. Confira a programação: 

Sessão solene na Câmara dos Deputados
Data: 9 de novembro de 2012
Horário: 15 horas
Local: Plenário Ulysses Guimarães, Brasília – DF

Sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo
Data: 29 de novembro de 2012
Horário: 19 horas
Local: Salão Nobre, São Paulo – SP

Nas duas solenidades haverá o lançamento dos livros Meu verbo é lutar – A vida e o pensamento de João Amazonas, de Augusto Buonicore e Maurício Grabois – Uma vida de combates, de Osvaldo Bertolino.

Ouça a íntegra da entrevista: