China: 18º Congresso Nacional traça futuro rumo do país

Começou nesta quinta-feira (8), em Pequim, o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh). A interpretação do relatório feito por Hu Jintao, secretário-geral do PCCh, na cerimônia de abertura do evento, despertou muita atenção por parte da comunidade internacional. O texto é visto como uma orientação que guia o futuro rumo do país.

O Congresso se guia pela teoria de Deng Xiaoping, projetista geral da Reforma e Abertura da China, o pensamento da "Tríplice Representatividade" e conceito de desenvolvimento científico, na tentativa de elaborar políticas que correspondem à atual era e à vontade do povo e de promover a modernização do país.

O relatório ressalta que a política de Reforma e Abertura é a característica mais evidente da Nova China. Graças a ela, o país conseguiu enormes êxitos. A construção de um socialismo com características chinesas depende destas políticas.

O texto de Hu Jintao analisa também o futuro rumo do país. O relatório aponta que "o país vai persistir no caminho socialista com características chinesas.

A teoria do sistema e do regime do socialismo chinês é fruto do trabalho do PCCh e do povo chinês ao longo do último século. Ela deve ser estimada e respeitada." A reforma política do país terá como princípio a persistência no caminho socialista com características chinesas, destaca o texto.

Hu Jintao disse também que o PCCh vai garantir sempre a posição do povo chinês como povo soberano do seu território e manter sua vitalidade, além de acelerar a construção jurídica do país.

O relatório de Hu faz também um resumo sobre as experiências acumuladas nos últimos trinta anos, prometendo que a futura reforma dará maior atenção ao lado humanitário.

O Congresso do PCCh faz uma nova interpretação sobre o conceito de desenvolvimento científico, que será integrado à Carta do PCCh.

Segundo o relatório de Hu Jintao, o conceito de desenvolvimento científico, junto com o marxismo-leninismo, o pensamento de Mao Tsé Tung, a teoria de Deng Xiaoping, e o pensamento da Tripla Representatividade, é a orientação ideológica que o PCCh seguirá por longo prazo.

A aceleração do modelo de crescimento da economia chinesa é, sem dúvida, uma decisão estratégica que vai decidir o futuro desenvolvimento do país.

O relatório de Hu Jintao destaca também a garantia e a melhoria da vida da população. A elevação do nível de conforto material e cultural do povo chinês é a meta da Reforma e Abertura e da construção socialista do país.

Desde seu 16º Congresso Nacional, o PCCh vem empenhando enormes esforços na melhoria da vida da população. Os trabalhos nesse campo concentraram os esforços nos últimos dez anos. O texto define com clareza o intuito de construir uma sociedade moderadamente confortável, mostrando a confiança do PCCh em relação ao futuro do país.

Fonte: Rádio Internacional da China