Venezuela cumpre meta de diminuir pobreza extrema, reconhece ONU

Em recente documento sobre a situação da insegurança alimentar no mundo, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) confirmou que a Venezuela cumpriu com a meta número 1 dos Objetivos do Milênio antes do prazo estabelecido: diminuir à metade a proporção de pessoas em pobreza extrema até 2015.

O estudo intitulado “Estado da insegurança alimentar no mundo 2012” (SOFI, em sua sigla em inglês), divulgado em outubro, constata que no período entre 1990 e 1992 a porcentagem de pessoas subnutridas em relação à população total era de 13,5% na Venezuela. Em 2012, essa porcentagem é inferior a 5%.

Segundo o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaiz, para alcançar os objetivos, a Venezuela iniciou a aplicação de políticas sociais em prol dos setores mais excluídos do país, fruto da vontade política do governo em universalizar direitos humanos básicos.

“Essa conquista é um dos principais resultados da implantação das Missões Sociais e projetos agrícolas sustentáveis levados a cabo pelo governo bolivariano na área de alimentação, agricultura e erradicação da fome”, afirmou o embaixador.

Já para a representante da Venezuela nos organismos das Nações Unidas, Gladys Francisca Durán, “o reconhecimento internacional das metas cumpridas pela Venezuela e outros países da região evidencia a eficácia do marco de políticas nacionais e regionais, implementado pelos governos para a eliminação da desigualdade socioeconômica e a realização da justiça social”.

Objetivos do Milênio

Em 2000, os 198 países membros da Organização Nações Unidas (ONU) acordaram cumprir oito linhas de desenvolvimento humano, conhecidas como “Objetivos do Milênio”, nas áreas de alimentação, educação, saúde, igualdade de gênero e meio ambiente. O prazo estabelecido foi até 2015.

Doze anos após o estabelecimento desses objetivos e metas para liberar a humanidade da pobreza extrema, da fome, do analfabetismo e das doenças, a Venezuela se tornou um dos primeiros países a atingir vários desses objetivos, antecipando-se em alguns casos aos prazos estabelecidos para sua execução. Em 2005, por exemplo, a Venezuela foi considerada pela ONU um território livre do analfabetismo.

Da redação em Brasília
Com informações da Emb. da República Bolivariana da Venezuela