Pela primeira vez, Bahia poderá sediar Olimpíadas Escolares

As Olimpíadas Escolares, que reúne mais de 5 mil alunos na sua fase nacional, poderão ser realizadas, em 2014, em Salvador, na Bahia, logo após a realização da Copa do Mundo, no mês de setembro. A informação é do secretário estadual do Trabalho e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, que recebeu os representantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB) na quinta-feira (08/11), na secretaria.

Segundo Nilton, a realização das Olimpíadas Escolares em Salvador reforça o empenho do Governo do Estado na promoção de grandes eventos esportivos e por estimular a prática esportiva nas escolas. “Esta é a primeira vez que a Bahia se candidata e estamos pleiteando receber a etapa que envolve os estudantes de 12 a 14 anos”, diz. Desde 2007, a Bahia tem um histórico positivo de participações nas duas faixas etárias (12 a 14 e 15 a 17 anos) da competição e na grande maioria das provas.

De acordo com o secretário, o governo está analisando o investimento do evento, mas tem interesse concreto na sua realização, em parceria com Prefeitura Municipal de Salvador. “A concretização das Olimpíadas Escolares vai fortalecer a integração entre a Setre-Sudesb e a Secretaria de Educação do Estado (SEC)”, afirma.

Anualmente, a Bahia realiza Seletivas Escolares, quando são feitas as competições classificatórias para as Olimpíadas. Esta fase local envolve escolas públicas e privadas do Estado.

Comitiva

Liderada por Edgar Hubner, a comitiva do COB apresentou a proposta de realização do evento, que está sendo disputado por duas outras cidades Poços de Caldas (Minas Gerais) e João Pessoa (Paraíba). Ambas já realizaram a competição. Salvador entra como a preferida por ainda não ter sediado os jogos estudantis, que reúnem jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. São 13 modalidades esportivas em disputa.

Em seguida os representantes do COB foram recebidos, na Governadoria, pelo governador Jaques Wagner. Segundo o diretor geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner, a reunião foi o início de um processo de avaliação da cidade de Salvador. “Agora, vamos fazer as visitas de inspeção das instalações hoteleiras e dos equipamentos esportivos, para podermos tomar esta decisão”.

Hubner disse que a capital baiana apresenta três pontos importantes, já de início. “Um deles é a vontade política, confirmada pelo governador nesta reunião, outras são as instalações esportivas e a Bahia tem recebido grandes eventos. O terceiro ponto é a rede hoteleira, que é interessante e dá condições à cidade de Salvador”.

O coordenador afirmou que a competição é nacional e alia educação e esporte. “Isso aumenta o interesse da população pelo esporte e pelo ambiente da escola. Tem também uma movimentação econômica, já que a cidade receberia mais de seis mil pessoas disputando eventos esportivos. É uma visibilidade importante para o estado como destino turístico”.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Setre