Advogados de presos e perseguidos na ditadura recebem homenagem 

Advogados de pessoas detidas e que foram perseguidas politicamente pelos governos da ditadura militar (1964-1985) serão homenageados terça-feira (13), em Brasília, numa cerimônia co-organizada pela Subcomissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça (CPMVJ) da Câmara dos Deputados e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na sede desta entidade, às 18 horas.

A cerimônia intitulada “Memória à advocacia da resistência política” representa uma contribuição da entidade ao resgate da história brasileira desse período. O evento marcará também o lançamento da Comissão Especial da Verdade da OAB, recém-criada, com objetivo de subsidiar a Comissão da Verdade instituída pelo governo federal para trabalhar na busca da verdade histórica sobre mortes e desaparecimentos no período da ditadura militar.

Na ocasião, haverá assinatura de um protocolo de cooperação entre a Comissão Especial da Verdade, presidida pelo membro honorário vitalício da OAB, Cezar Britto, e a Comissão Nacional da Verdade, que é coordenada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp.

Além de diversos advogados que serão homenageados por sua luta em defesa de presos e perseguidos políticos, a cerimônia, que será dirigida pelo presidente da OAB, Ophir Cavalcante, contará com a participação da presidenta da CPMVJ, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), a ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e de representantes da Comissão Nacional da Verdade. A Câmara dos Deputados também será representada por integrantes da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Direitos Humanos (CDH).

Da redação em Brasília
Com informações da OAB