Sem categoria

Renato Rabelo: retratação do jornal O Estado de S. Paulo é fajuta

“É chegada a hora de pôr fim a esse grupelho que domina os meios de comunicação no Brasil. Isso é uma excrescência, que não pode mais continuar.” Essa foi a resposta de Renato Rabelo, presidente nacional do Partido Comunista do Brasil, ao falar sobre os ataques do jornal O Estado de S. Paulo ao Partido, em mais uma edição do programa “Palavra do Presidente”.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Mesmo com a publicação, nesta segunda-feira (12), de nota pública do PCdoB refutando a matéria, o referido jornal publicou nova matéria, nesta terça (13) e quarta (14), em que reafirma as acusações. E como forma de “retratação”, dedica ao PCdoB uma correção “3×4”, um espaço reduzido na página A8, do caderno Nacional.

Veja também:
“A mídia é dona da notícia. Isso é uma excrescência”, diz PCdoB

Deputados denunciam erro de ‘O Estado de São Paulo’ contra PCdoB

Renato Rabelo emite nota rechaçando calúnias do Estadão

Renato classifica que essa postura deixa claro qual é o papel da chamada grande mídia no Brasil. “Esse jornal ao publicar essas matérias realiza um ataque vil e sem qualquer veracidade. E reafirmamos aqui para a nossa militância e para os nossos internautas do Portal Vermelho: não há e nunca houve ONG ligada ao nosso Partido. O que esse jornal propagou nada mais é do que uma calúnia.”

O dirigente informou que nesta quarta-feira (14), o PCdoB encaminhou à direção de O Estado de S. Paulo um telegrama exigindo direito de resposta em igual dimensão ao ataque desferido contra o Partido. “Exigimos primeira página do jornal, com direito a destaque na publicação”, externou Renato.

O presidente reafirmou que “ao relacionar movimentações financeiras de entidades desconhecidas ao Partido, sem provas e evidências, o jornal pratica mentira, infâmia”. E completa: “Para fazer a denúncia, O Estado de S. Paulo utiliza, levianamente, uma manchete de primeira página, mas na hora de ouvir o outro lado nos dá um espaço mínimo no final de página. Que jornalismo é esse? Chamamos isso de retratação fajuta, marota”.

Renato reafirma que o PCdoB luta por sua honra, pois é um Partido de 90 anos, que possui mártires, heróis. “Somos um Partido que luta por ideias, que tem causa, que tem programa. E é por ter essa história que lutaremos até o fim para ter a retratação justa desse jornal. Não vamos admitir que o nosso Partido seja achincalhado pela direita”.

“Fatos como esse só demonstram a ânsia insolente de atacar o PCdoB, de atacar a esquerda no Brasil. E aviso: não ficaremos calados, enfrentaremos mais essa batalha. E caso não seja disponibilizado o espaço para a efetiva retratação, acionaremos os meios legais para garantir nosso direito, que é constitucional”, pontuou Renato.

Mídia golpista

Durante o programa, Renato Rabelo reforçou o coro sobre a luta pela democratização da mídia. “Todos esses fatos relatados e desmentidos por nós só reforçam a legitimidade de nossa luta pela democratização da mídia no Brasil. Porque a mídia, a chamada grande mídia no Brasil, é um monopólio comandado por algumas famílias e em função disso a notícia é homogênea e serve a um segmento da sociedade.”

Segundo ele, “o que se observa no Brasil hoje não é uma mídia democrática, mas sim uma mídia antidemocrática e não podemos mais admitir isso em nosso país. Democratizar a mídia é uma luta fundamental, e está entre as tarefas mais importantes na agenda do PCdoB. É preciso garantir o direito de voz a toda a sociedade. É chegada a hora de pôr fim a esse grupelho que domina os meios de comunicação no Brasil. Isso é uma excrescência, que não pode mais continuar”, finalizou o presidente do PCdoB.

Ouça a íntegra da entrevista: