Sta Catarina sofre com violência e governo alega "imitação" de SP

As cidades de Florianópolis e Blumenau, em Santa Catarina, sofreram dois ataques entre a tarde de segunda-feira (12) e a madrugada de ontem (13). Na capital catarinense, homens atearam fogo em dois ônibus. Um deles estava cheio de passageiros, que relataram à polícia momentos de terror. Não houve feridos. O governo do Estado alegou que os criminosos "imitam" os de São Paulo.

"O que existe é uma imitação, uma cópia. No domingo passou no 'Fantástico' [Globo] uma matéria sobre esses ataques em São Paulo. Criminosos assistem e fazem igual. A motivação é que está sendo investigada", justificou César Grubba, secretário de Segurança do estado.

Ainda na capital, um carro da Polícia Civil e um veículo particular de um policial militar foram incendiados. Houve a tentativa de incendiar um terceiro ônibus. Em Palhoça (Grande Florianópolis), uma base da PM foi atingida por tiros.

Em Blumenau (a 143 km de Florianópolis), um ônibus foi incendiado e dois homens atiraram contra o Presídio Regional. Os dois foram presos.

A secretaria anunciou reforço no policiamento, inclusive com escolta de ônibus.

Pouco antes da primeira ação criminosa, em Florianópolis, anteontem, o Corpo de Bombeiros emitiu um alerta sobre possíveis ataques. A suspeita partiu do Serviço de Inteligência da Segurança.

Mensagens trocadas entre presos indicavam que "busões" seriam incendiados em resposta a supostas torturas e maus-tratos, o que foi negado pelo departamento prisional.

Com Folha de S. Paulo