Chico Lopes participa do VI Encontro Nacional de Educação Social

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) participa nesta sexta-feira, 16/11, do VI Encontro Nacional de Educação Social. Autor do projeto de lei que regulamenta a profissão de educador social no Brasil, Chico Lopes falará sobre o trabalho de mobilização da sociedade e dos parlamentares do Congresso Nacional para a aprovação da matéria, que beneficiará dezenas de milhares de educadores sociais atuantes em todo o Brasil.

No evento em Goiânia, o deputado Chico Lopes participará, das 14h às 18h, de mesa-redonda sobre o tema "Educação Social: Regulamentação, Formação e Organização". O debate contará ainda com representantes do Ministério da Educação, da Associação de Educadores do Ceará, da Associação de Educadores de São Paulo, da Associação Internacional de Educadores Sociais e da Rede de Educação Cidadã.

O projeto de lei 5346/2009, de autoria do deputado Chico Lopes, contempla a luta dos educadores sociais pela regulamentação de sua profissão. “O reconhecimento oficial do trabalho desses profissionais é muito importante. A profissão tem um grande caráter social e engloba os profissionais envolvidos em atividades educativas fora do âmbito escolar tradicional, beneficiando pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social, violência e exploração física ou psicológica", afirma Chico Lopes.

"Uma vez que a o projeto se transforme em lei, haverá um grande e concreto benefício para milhares de brasileiros que já atuam como educadores sociais e passarão a ter sua profissão reconhecida formalmente", acrescenta o deputado.

“É também um incentivo a que mais pessoas se dediquem a essa profissão, de importância fundamental para uma sociedade melhor. Para isso, precisamos que essa lei seja aprovada. E não há outro caminho que não o da pressão por parte da sociedade, da mobilização da categoria para que esse direito se transforme em lei”.

Fonte: Assessoria do deputado Federal Chico Lopes – PCdoB-CE