João Ananias: Telemedicina é um reforço para assistência

Na Tribuna da Câmara, o deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) destacou a inauguração do Núcleo de Telemedicina do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), ocorrida nesta quarta-feira, 14. “O núcleo representa um avanço importante para o SUS no meu Estado, pois propiciará um grande reforço não só para o ensino, mas também para a assistência”, disse.

O HGF, unidade terciária, é o maior hospital da rede da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Além do serviço de emergência, oferece atendimento em várias especialidades médicas. O núcleo do HGF é o segundo da Rede Universitária (RUTE). O outro é o do Hospital Universitário Walter Cantídio, da rede federal, já funcionando.

A RUTE é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Associação Brasileira de Hospitais Universitários. Segundo a Sesa, foram investidos R$ 120 mil na reforma e aquisição de equipamentos para o núcleo do HGF.

Discurso na íntegra

Está sendo inaugurado nesta quarta-feira, 14, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o Núcleo de Telemedicina daquele importante hospital terciário da rede da Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Ceará.

A iniciativa representa um avanço importante para o SUS no meu Estado, pois propiciará um grande reforço não só para o ensino, mas também para a assistência. O HGF é o maior hospital da rede e o que tem o maior número de especialidades médicas, além de emergência. A partir de hoje contará com sala de vídeo conferência de Telemedicina para poder garantir o ensino à distância, e a segunda opinião médica em algumas áreas da medicina.

Aproveito para parabenizar o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Arruda Bastos, a direção do HGF e a todo o seu quadro de servidores, na pessoa do seu diretor, Dr. Zózimo Medeiro, ao FINEP e finalmente ao Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Federal, pela parceria com nosso Estado.

Era só Sr Presidente.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)