Não Alinhados pedem ação da ONU contra ataque de Israel

O Movimento dos Países Não Alinhados (MNA) demandou nesta quinta-feira (15) uma ação decisiva do Conselho de Segurança da ONU frente a nova campanha militar de Israel contra o povo palestino na Faixa de Gaza.

O pedido foi feito em comunicado difundido na sede das Nações Unidas em Nova York pela coordenação do movimento, que é presidido pelo Irã. 


Leia também:
Faixa de Gaza: Israel intensifica ofensiva militar

O texto diz que a nova série de agressões de Israel inclui assassinatos extrajudiciais e o lançamento de dezenas de foguetes e de golpes aéreos contra áreas civis de Gaza, com o resultado de muitas mortes de palestinos, entre eles mulheres e crianças.

“A situação no resto dos territórios palestinos ocupados, incluída Jerusalém oriental, também se deteriora como consequência do excessivo uso da força por parte de Israel para intimidar e aterrorizar a população civil”, indica o documento.

Diante esta realidade, o comunicado expressa a mais forte condenação deste grupo de Estados contra Israel pela sua agressão ao povo indefeso em Gaza.

Na noite da última quarta-feira (14), o Conselho de Segurança da ONU foi incapaz de emitir um pronunciamento contra Tel Aviv por sua nova ofensiva contra Gaza, pese ao forte reclamo dos países Árabes, islâmicos e Não Alineados, entre outros.

Fonte: Prensa Latina