RJ: área do deslizamento estava interditada, diz Defesa Civil

A Defesa Civil de Nova Friburgo informou que a área em que houve o deslizamento de pedras em Três Irmãos, na última terça-feira (13), já era considerada de risco e entre 20 a 30 casas já estavam interditadas, com demolição marcada desde 2011.

Ainda segundo o órgão, o número de imóveis interditados subiu para 70 na localidade da tragédia que destruiu dez casas e deixou duas pessoas levemente feridas. A Defesa Civil irá avaliar se todas as casas precisarão ser demolidas.

Até as 16h30, 47 pessoas estavam abrigadas em escolas. O órgão ressalva que o número de desalojados deve ser maior, pois muitas pessoas preferiram ficar em casa de parentes e amigos.

A cidade que ficou em alerta máximo por causa da chuva forte na última terça-feira (13), passou para o estado de atenção às 14h50.

Vítima da chuva

Foi encontrado, na manhã desta quarta, o corpo do lavrador Fabiano L. Rodrigues, de 26 anos, que estava desaparecido depois de ser levado pela correnteza do Rio Imbé, em Trajano de Moraes, na região serrana do Rio de Janeiro. Ele tentou atravessar o rio durante a enchente e acabou arrastado pelas águas. O corpo da vítima foi encontrado a 2 km do local onde ele desapareceu. A cidade tem 232 desalojados.

Na manhã desta quarta, a RJ 130, que liga Teresópolis a Nova Friburgo, as pistas estavam parcialmente interditadas por quedas de barreiras.

Ainda na região serrana, o rio Grande, que fica em Bom Jardim, está com nível acima do normal. O conjunto de sirenes de São José do Ribeirão,foi acionado e os moradores deixaram suas casas.

Em Teresópolis, também na região serrana, houve um desabamento sem vítimas no bairro Jardim Meudon. Além disso, houve pequenos deslizamentos em algumas localidades, mas as casas não foram atingidas.O conjunto de sirenes de Quinta Lebrão, Perpétuo, Fonte Santa, Rosário e Pimentel também precisaram ser acionados. A cidade vizinha, Petrópolis, não registrou problemas.

Volume de chuva

A região serrana do Rio de Janeiro teve o maior volume de chuva acumulado do Estado na terça-feira (13), de acordo com a Somar Meteorologia. A cidade mais atingida foi Teresópolis, onde em apenas 24h foram registrados 123,6mm, valor que representa mais da metade da chuva esperada para o mês inteiro. Em Nova Friburgo, a cidade acumulou quase 60mm de chuva, o que corresponde a 35% do normal para novembro.

As cidades de Bom Jardim, Trajano de Morais, Nova Friburgo, Carmo, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto e Cordeiro também foram bastante atingidas pela chuva. Segundo a Defesa Civil Estadual, a maior preocupação é com o volume de chuva acumulado, que deixa o solo encharcado e pode provocar deslizamentos.

Ao todo, há 220 desalojados e 34 desabrigados no município de Santa Maria Madalena, no noroeste do Estado, onde uma casa também desabou.

Ajuda estadual

A Defesa Civil Estadual informou que já enviou colchonetes, cobertores, toalhas e travesseiros para atender aos desalojados das cidades de Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena e que continua fazendo o monitoramento das condições climáticas, através do Departamento Geral de Defesa Civil e do Centro Estadual de Administração de Desastres. Segundo o órgão, a preocupação a partir de agora é com o acumulado de chuvas.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, ainda há condições de chuva fraca a moderada nas regiões, serrana, norte e noroeste do Estado.

Tragédia em 2011

Entre a noite do dia 11 e a manhã do dia 12 de janeiro de 2011, mais de 900 pessoas morreram e cerca de 350 desapareceram após um temporal que atingiu a região serrana do Rio de Janeiro. Choveu em 24 horas o esperado para o mês inteiro e o resultado foi a maior tragédia climática registrada no país, segundo especialistas de várias áreas.

Fonte: R7