Campanha em prol da juventude negra é lançada nesta terça-feira

Nesta terça-feira (20/11), data em que é comemorada o Dia da Consciência Negra no país, acontecerá o lançamento da campanha Diga não ao racismo! Vamos garantir o futuro da Juventude Negra, promovida pela Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). O objetivo da iniciativa é convocar a sociedade para participar da criação de oportunidades para os jovens negros na Bahia.

O lançamento será feito pelo secretário da Sepromi, Elias Sampaio, durante a Marcha da Consciência Negra da Liberdade, a ser realizada no bairro da Liberdade, em Salvador. A marcha acontece a partir das 14h, e contará com a participação dos blocos Ilê Aiyê, Olodum, Malê de Balê e Cortejo Afro.

De acordo com a pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base em dados de 2011, apesar da redução das desigualdades ao longo das últimas décadas, ainda existem diferenças significativas nas condições de trabalho vivenciadas por negros (pretos e pardos) e não negros (brancos e amarelos).

Os trabalhadores negros são maioria em setores como construção civil e serviços domésticos, que pagam menos, exigem menor qualificação profissional e têm relações trabalhistas mais precárias. Já em setores como serviços, indústria e comércio, os não negros predominam. O resultado é que o rendimento médio por hora dos trabalhadores negros (R$ 6,28) representa apenas 61% do rendimento dos não negros (R$ 10,30).

Segundo o secretário Elias Sampaio, houve avanços dos indicadores sociais relativos à população negra desde 2003, mas é preciso melhor muito. “Infelizmente, ainda temos milhões de jovens negros fora da escola e do mercado de trabalho, se tornando uma fatia da população ainda mais vulnerável às possibilidades de se envolver em situações violentas, já que não estão inseridos em nenhum tipo de rede de proteção social mais forte.”

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Secom