Acusado de matar Celso Daniel vai a júri nesta quinta-feira

Desde às 11h desta quinta-feira (22) está sendo julgado Itamar Messias dos Santos, acusado de matar Celso Daniel, prefeito de Santo André, no ABC, em janeiro de 2002. O júri acontece no Fórum de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. Santos responde por homicídio duplamente qualificado. O júri estava marcado para começar às 9h30, mas, segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, o advogado do réu se atrasou.

Segundo a assessoria de imprensa do TJ, o corpo de jurados é formado por quatro mulheres e três homens. O juiz Antonio Hristov fez a leitura da denúncia por volta das 11h15. Como não há testemunhas a serem ouvidas, o interrogatório de Santos começou logo depois, mas ele optou por permanecer em silêncio.

Às 11h40, os debates começaram com o promotor Marcio Friggi de Carvalho, que tem uma hora e meia para falar. Segundo Carvalho, o réu forjou provas para parecer que o crime contra Celso Daniel parecesse um sequestro comum e para encobrir o mandante do esquema, que seria Sérgio Gomes da Silva, o Sombra. O promotor ainda afirmou que havia impressão digital de Santos no carro onde o prefeito estava.

A fala do promotor terminou por volta das 13h15. Após um pequeno intervalo, o advogado de Santos, Airton Jacob Gonçalves Filho, iniciou a fala da defesa por volta das 13h35.

O julgamento de Santos estava previsto para acontecer no dia 16 de agosto, junto com Elcyd Oliveira Brito, outro acusado de matar Celso Daniel. Entretanto, o advogado de Santos convenceu o juiz a adiar o julgamento mais uma vez – isso já havia ocorrido em maio.

O argumento apresentado pela defesa de Santos é que tinha outro julgamento para participar na capital e que uma possível confissão de Elcyd nesta quinta poderia ser determinante para que a defesa se preparasse para a acusação. Na época, Gonçalves Filho afirmou ainda que seu cliente é inocente.

Brito foi condenado por júri popular a 22 anos de prisão pela morte do ex-prefeito. Ele foi o quinto acusado condenado pela morte do político, sendo que um deles recorreu da sentença. A defesa de Brito também apresentou recurso contra a condenação na noite do seu julgamento.

Relembre a morte

Daniel foi morto a tiros em 18 de janeiro de 2002, após ser sequestrado em São Paulo. Seu corpo foi encontrado baleado no dia 20 daquele mês numa estrada em Juquitiba, perto de Itapecerica da Serra. Para o Ministério Público, o então prefeito foi assassinado porque discordava do modo como era feito o esquema de corrupção na prefeitura. Santos e Brito estão presos, mas por outros crimes que não estão relacionados ao caso Celso Daniel.

Acusados e condenados

No total, sete pessoas foram acusadas de matar Celso Daniel em 2002. Sérgio Gomes da Silva, empresário que atuava como segurança do prefeito e que é acusado pelo MP de ser o mandante do crime, apresentou recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) e conseguiu evitar até o momento que seu julgamento ocorresse.

Além de Brito, outras quatro pessoas já foram condenadas acusadas de participar do assassinato de Celso Daniel. Em novembro de 2010, Marcos Bispo dos Santos recebeu pena de 18 anos. No dia 10 de maio deste ano, Ivan Rodrigues da Silva foi condenado a 24 anos de reclusão, José Edison da Silva, a 20 anos, e Rodolfo Rodrigo dos Santos Oliveira Silva, a 18. A expectativa da Promotoria é que os dois réus julgados nesta quinta peguem também entre 18 e 24 anos de pena.

Fonte: G1