Aldo Rebelo e secretário de MG defendem esporte contra as drogas

O papel da prática esportiva no combate às drogas foi o assunto do encontro entre o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o secretário de Esporte e Juventude e subsecretário de Políticas Antidrogas de Minas Gerais, Eros Biondini, em audiência nesta quarta-feira (21). Biondini apresentou a proposta de realização da Copa Esperança das Nações, um torneio internacional de futebol com equipes formadas por ex-usuários de drogas em recuperação.

“O Ministério do Esporte tem projetos importantes em Minas Gerais para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas. A proposta do secretário Eros Biondini de, através do esporte, proteger a juventude das drogas conta com todo o nosso apoio. Trabalharemos juntos pela formação do esporte educacional, de lazer e entretenimento e de inclusão social”, afirmou o ministro.

Para o secretário, além de contribuir na prevenção e no combate às drogas, o esporte também é uma importante forma de reinserção social. “Queremos mostrar que o país do futebol e sede da próxima Copa do Mundo acredita na recuperação de seus jovens. Vamos deixar uma marca muito importante juntos, Ministério do Esporte e Minas Gerias: a de oferecer, por meio do esporte, uma oportunidade de reinserção na família e na sociedade”, disse Biondini, ressaltando que o tema é bastante tratado nas áreas de segurança e de políticas públicas, mas ainda tem pouca inserção no esporte.

A expectativa é que a Copa Esperança das Nações seja realizada em outubro do próximo ano, no ginásio Jornalista Felipe Hanriot Drummond, o Mineirinho. “Além de um canal de descoberta de novos talentos, o esporte é um dos meios de prevenção ao abuso de álcool e uso de drogas e também na recuperação de dependentes químicos. O esporte tem um impacto positivo tanto na saúde quanto na sociedade. Temos no Ministério do Esporte um grande companheiro nesse projeto”, completou Biondini.

Fonte: Ministério do Esporte