Israel reprime e limita acesso de palestinos a lugares sagrados

O regime sionista israelense decidiu limitar a partir desta sexta-feira (23), o acesso de palestinos a várias áreas de Jerusalém, cidade considerada sagrada para os judeus, cristãos e muçulmanos. Apenas alguns palestinos poderão transitar na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém oriental. As autoridades alegam que a decisão foi tomada por questão de segurança.

A Esplanada, onde está a Mesquita Al Aqsa (o terceiro local sagrado, depois do Santuário de Caaba e das mesquitas de Nábwi), é considerada sagrada pelo islamismo e fica localizada na parte oriental de Jerusalém, usurpada e anexada por Israel em 1967. Os palestinos reivindicam a área.

“Apenas os homens com mais de 40 anos e com carteira de identidade fornecida pelas autoridades israelenses poderão deslocar-se à Esplanada, cujo acesso será, no entanto, livre para as mulheres”, informou a porta-voz da Polícia do regime israelense, Louba Samri, acrescentando que policiais serão enviados para “setores sensíveis” da parte antiga de Jerusalém.

Na quinta-feira (22), as forças repressivas de Israel detiveram 55 palestinos, apontados como militantes, na Cisjordânia. A alegação foi que os homens eram “suspeitos de atividades terroristas”. As medidas abusivas ocorrem logo após o cessar-fogo entre Israel e o Hamas (Movimento de Resistência Islâmico), na Faixa de Gaza.

Com agências