Estudantes e sindicatos fazem protestos na Itália

A capital italiana, Roma, é palco de ao menos cinco protestos neste sábado (24), sendo que os principais foram convocados por estudantes, sindicatos e pela Confederação dos Comitês de Base (Cobas).

No protesto dos estudantes e da Cobas, os manifestantes empunharam faixas com as inscrições "Não à destruição das escolas" e "Nossa escola não é empresa, escola pública não se vende". De acordo com a Cobas, 10 mil pessoas participaram da marcha.

Os estudantes protestam contra as medidas de austeridade e os efeitos da crise financeira na vida pessoal, incluindo aspectos trabalhistas e educacionais.

A polícia italiana reforçou a segurança nos principais pontos da capital para evitar desordem e confrontos, como ocorreu na quarta (14), quando foi convocada uma greve geral na Europa.

Até o momento, foram registrados incidentes apenas diante do Ministério da Justiça, onde manifestantes lançaram garrafas e explosivos contra a instituição.

"Espero que o dia de hoje termine com a máxima calma, sem incidentes, ameaças ou ofensas a ninguém", disse o prefeito de Roma, Gianni Alemanno.

Fonte: ANSA