Macarrão é condenado a 15 anos pela morte de Eliza Samudio

Luiz Henrique Romão, o Macarrão, e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do goleiro Bruno Fernandes, foram condenados no começo da madrugada deste sábado (24) pelo desaparecimento e morte de Eliza Samudio, em junho de 2010, que mantinha um relacionamento com o jogador. Macarrão foi condenado a 15 anos, sendo 12 em regime fechado, pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado e absolvido pela ocultação de cadáver.


Renata Caldeira – 22.nov.2012 / Divulgação TJMG
 

"[O homicídio] foi um crime torpe, com asfixia e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima", disse a juíza Marixa Rodrigues ao ler a sentença. Macarrão chorou a ouvir sua condenação. Ele vai cumprir a pena na Penitenciária Nelson Hungria, onde já está preso.

A juíza considerou como atenuante na pena de Macarrão o fato de ele ter confessado participação e assumido, na quinta-feira, pela primeira vez nesse processo, a morte de Eliza. Ele pegou a pena mínima.

Já Fernanda foi condenada a cinco anos de prisão por cárcere privado de Eliza e de Bruninho, filho dela com o goleiro Bruno. Como a condenação foi menor do que seis anos, ela cumprirá pena em regime aberto.

Leonardo Diniz, advogado de Macarrão, disse que vai analisar a decisão para saber se vai recorrer. "A defesa vai analisar oportunamente na semana que vem se vai interpor recurso. Mas a defesa entende que foi uma vitoria. A confissão partiu dele [Macarrão] e beneficiou a ele", disse, reforçando a afirmação de que não houve um acordo com a Promotoria. "O promotor [Henry Wagner de Castro] sustentou a acusação".

A advogada da ex-namorada de Bruno, Carla Silene, comemorou a decisão, mas disse que vai recorrer. "A nossa grande vitória foi a Fernanda não ser pronunciada por homicídio. Mas nos vamos recorrer. Não queremos que a Fernanda tenha antecedentes criminais".

A mãe de Eliza conversou com os jornalistas no final do julgamento e se disse aliviada com a decisão dos jurados. "Estou aliviada, mas esperava mais. A Justiça está começando a ser feita. Estou aliviada, mas não estou feliz. Estaria feliz se estivesse com a minha filha", afirmou Sônia Fátima de Moura.

O promotor Henry de Castro evitou comemorar a condenação de Macarrão e Fernanda. "Não há vitória porque uma pessoa morreu. Mas é uma forma de reparação. Infelizmente nem todos foram julgados. Esse foi um júri para constatar que Eliza está morta. O próximo passo é constatar quem a matou", disse ele.

A decisão dos sete jurados –seis mulheres e um homem– saiu após cinco dias de julgamento, que foi marcado por tumultos, troca de advogados e desmembramento de processos.

A expectativa agora é para saber como a decisão de hoje vai influenciar o julgamento de Bruno, Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, e Dayanne de Souza, ex-mulher do jogador, que foi adiado para 4 de março.

Fonte: Folha de S. Paulo