Economia: Ceará registra a abertura de 3.934 postos de trabalho

Em outubro, o Ceará foi responsável pela geração de 3.934 empregos celetistas, equivalentes à elevação de 0,37% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Os números colocam o estado como o segundo maior gerador de empregos formais do Nordeste, para o período, atrás somente do registrado em Alagoas (5.419).

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados na última sexta-feira (23) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O desempenho foi proveniente da expansão do emprego, principalmente nos setores do Comércio (1.641 postos), da Indústria de Transformação (1.601 postos) e dos Serviços (1.540 postos).

Segundo o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) De Assis Diniz os dados demonstram o aquecimento do comércio, que tende a contatar mais neste período, em virtude das festas de final de ano, bem como da indústria, que foi o setor que mais criou vagas na Região Nordeste, com 9.281 postos.

Nos primeiros dez meses do ano, houve acréscimo de 39.184 empregos (3,77%), e, nos últimos doze meses, verificou-se crescimento de 3,68% no nível de emprego ou 38.250 postos de trabalho, considerando os dados da série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo.

Fonte: IDT