Pepe Vargas determina investigação interna para apurar acidente

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, determinou, neste domingo (25), a abertura de um procedimento interno para apurar administrativamente o acidente que deixou uma mulher morta e outras três pessoas feridas na feira Brasil Rural Contemporâneo.

Ontem, Vargas esteve na Marina da Glória, onde o evento estava ocorrendo, para conversar com expositores. Depois, ele foi visitar um dos feridos, que continua internado. O ministro também recebeu familiares de Adriana Ribeiro Jesus Porto, morta na queda da estrutura de alumínio da feira.

A presidenta Dilma Rousseff lamentou o ocorrido e determinou que fosse feita uma rigorosa apuração das causas do acidente. Em nota, a presidenta afirmou ter recebido com tristeza a notícia e que "se solidariza com a família de Adriana e deseja aos demais acidentados o mais pronto restabelecimento".

Enquanto isso, sob chuva final, a feira começou a ser desmontada ontem, quando deveria ser o último dia do evento. Em função do acidente, a programação de sábado e domingo foi cancelada. Além do clima de tristeza por causa das vítimas, os expositores contabilizavam prejuízos.

Mais sobre o caso

Segundo testemunhas, o acidente aconteceu por volta das 15h. O vento era forte, o que pode ter provocado a queda da estrutura de alumínio localizada próximo à praça de alimentação do evento. Houve tumulto e correria. Alguns visitantes ajudaram a socorrer quem ficou preso sob a estrutura.

No sábado (24), no Hospital Souza Aguiar, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, disse que estava na unidade para conversar com todas as famílias das vítimas. Segundo ele, o Ministério aguarda o resultado de laudo da Defesa Civil para, uma vez conhecidas as causas do acidente, determinar a responsabilização.

“De acordo com os resultados da perícia, vamos acionar os responsáveis técnicos pelo projeto e pela instalação da estrutura”, afirmou Müller, acrescentando que a engenharia das instalações da feira era de responsabilidade da CS2 Eventos, contratada via licitação.