Deputados cassados pela ditadura receberão homenagem na Câmara

A devolução simbólica dos mandatos dos deputados federais cassados pela ditadura militar (1964-1985), que ocorrerrá na quinta-feira (6), é homenagem inédita que contará com todos os ritos de uma cerimônia de posse legislativa. O evento também terá a inauguração de um painel que retrata abusos contra os direitos humanos cometidos durante esse período de exceção, e que segundo seu autor, Elifas Andreato, segue a mesma linha do Guernica de Pablo Picasso.

Deputados cassados pela ditadura receberão homenagem na Câmara - Agência Câmara

Na coletiva à imprensa para explicar a homenagem inédita, nesta segunda-feira (3), a coordenadora da Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça (CPMVJ), deputada Luiza Erundina (PSB-SP), disse que já confirmaram a presença no evento 26 dos 28 parlamentares cassados ainda vivos.

O evento, para o qual foram convidados os familiares dos demais 144 congressistas falecidos, mas punidos com a perda de seus mandatos nos “anos de chumbo”, terá a exposição do painel A Verdade Ainda que Tardia. “O Elifas (Andreato) me disse que buscaria passar uma mensagem tão forte quanto a do (painel) Guernica (do pintor espanhol Pablo Picasso) enquanto discutíamos os preparativos para o evento”, comentou a deputada Luiza Erundina.

O artista paulista se referia à obra em que Picasso protestou contra os horrores causados pelo bombardeio nazista à cidade espanhola de Guernica em 1937.

A pintura de Andreato tem aproximadamente dois metros por seis e traz cenas de crimes de tortura cometidos por agentes do regime militar, além de retratos de vítimas desses abusos, como a da presidenta Dilma Rousseff, Carlos Marighella, Rubens Paiva e Vladimir Herzog, entre outros.

A celebração, ainda contará com uma mostra de fotografias do período e com o lançamento do livro Parlamento Mutilado: Deputados Federais cassados pela Ditadura de 1964.

Da Redação em Brasília
Com agências