Fechamento de fábricas da Azaleia será tema de audiência pública

Na última semana, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) denunciou o fechamento de 11 das 12 unidades da fábrica da Vulcabras Azaleia, instaladas na região de Itapetinga, na Bahia. O parlamentar baiano solicitou uma audiência pública na Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados e vai convocar a empresa para dar explicações.

Até o final deste ano, a indústria promete encerrar a operação das unidades de produção instaladas nos municípios de Itororó, Iguaí, Ibicuí, Potiraguá, Itarantim, Itambé, Maiquinique, Firmino Alves, Caatiba, além dos distritos de Bandeira e Rio do Meio. O fechamento provocará uma onda de demissão de, aproximadamente, 3.500 trabalhadores.

Diante da informação, Daniel Almeida ocupou a Tribuna da Câmara dos Deputados na última quarta-feira (26/11) e criticou a decisão da empresa. O deputado solicitou uma audiência pública com a Comissão do Trabalho para tratar do assunto e evitar as demissões. O requerimento para realização da audiência foi apresentado logo em seguida. O encontro deve acontecer ainda nos próximos dias.

Para a audiência, serão convocados representantes dos Ministérios do Trabalho, da Indústria e Comércio, e da Fazenda, além da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado da Bahia, representante da Vulcabrás Azaleia, do Sindicato dos Trabalhadores de Calçados da Região de Itapetinga, prefeitos da região e representantes do Fórum de Entidades Não Governamentais de Itapetinga.

A crise do setor calçadista de Itapetinga começou em dezembro de 2011. Na época, a empresa anunciou o fechamento das unidades e a demissão de quase 22 mil trabalhadores. O processo foi barrado após o governo criar condições favoráveis para manutenção do parque industrial na região. Mesmo com o incentivo, a empresa chegou a demitir quase 3 mil pessoas.

Durante este ano, o setor passou por uma série de mudanças e manteve o plano continuo de demissões. Um ano depois, agora em dezembro, volta a anunciar o fechamento das unidades. “Este tipo de comportamento é intolerável. Não é possível tolerar demissão em massa no momento em que o país está buscando encontrar caminhos para vencer a crise internacional. Os bons empresários estão fazendo sacrifícios, junto com todo o povo brasileiro, para preservar os empregos, estimular e dinamizar a nossa economia”, avaliou Daniel.

O parlamentar lembrou ainda que a empresa recebeu incentivos fiscais para se instalar na Bahia e, recentemente, outros subsídios para manter as atividades. Após o anúncio do fechamento das unidades, apenas a matriz, em Itapetinga, permanecerá em funcionamento. Atualmente, a indústria emprega quase 12 mil pessoas.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações Ascom Daniel Almeida