"Turismo e Cultura" – Artigo de Flávio Dino desta semana

 

Culinária Maranhense

 A cultura é o que diferencia os brasileiros no mundo. É o que faz com que nós, brasileiros, sejamos vistos como diferentes de europeus, norte-americanos, asiáticos. É a chamada identidade cultural – ou seja, um conjunto de valores, hábitos e visões de mundo – que faz com que outros povos nos olhem e nos identifiquem como brasileiros.

Ainda mais no caso do Brasil, um país de cultura tão diversa e, ao mesmo tempo, única. O mundo todo sabe que há algo de diferente aqui nesses trópicos. O antropólogo Darcy Ribeiro talvez tenha sido quem melhor expressou que a química rara de nosso povo guarda, em si, um potencial sem igual. No desfecho de sua obra-prima, o livro “O Povo Brasileiro”, Darcy afirma: “Estamos nos construindo na luta para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical, orgulhosa de si mesma”.

Essa combinação de culturas com diferentes origens e etnias – nem sempre ocorrida de forma pacífica, é importante lembrar – faz do Brasil um país único no mundo. Por isso, na Embratur, apostamos na cultura como nosso principal diferencial no mercado turístico mundial. E temos trabalhado para aperfeiçoar a difusão da cultura como uma ferramenta de promoção do país no exterior. Para isso, temos realizado ações em parceria com o Ministério da Cultura e órgãos vinculados, como a FUNARTE e o IBRAM. Perseguimos o objetivo de ampliar o conhecimento do mundo acerca da cultura brasileira, abrangendo o nosso modo de viver, os nossos museus, os nossos filmes e peças teatrais, a nossa literatura, a nossa música, as festas que celebram a brasilidade.

Se a cultura é a alma de nosso povo, temos na gastronomia uma das melhores traduções da complexidade de nossas raízes culturais. Como, por exemplo, explicar a alguém que não é do Maranhão o que é ser maranhense? Talvez a melhor forma seja sentir os sabores do cuxá, das tortas, do arroz maria-isabel e das peixadas maranhenses.

Por isso, decidi incluir a gastronomia de forma mais sistemática na agenda promocional do Brasil no exterior. Sendo assim, desde 2011, começamos uma grande articulação com o setor, em um diálogo que foi muito rico em ideias e propostas. A partir desses diálogos, fizemos ótimas experiências que foram as edições do Goal to Brasil. Reunimos mais de mil operadores do turismo, em seis países diferentes: Chile, Argentina, Colômbia, França, Portugal e Canadá.

A cada um desses países, levamos pratos típicos da culinária de cada uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Foi uma ação que rendeu muitos bons frutos em oportunidades de negócios, já que apresentamos não só os estados que receberão os jogos, como os estados próximos.

Esta semana que passou, demos mais um passo importante nesse caminho: assinamos uma parceria da Embratur com a Associação Sabor à Mesa – uma das mais representativas do setor no Brasil. Com essas ações, vamos promover a gastronomia brasileira no exterior, levando, junto com a nossa comida, a nossa cultura, com toda riqueza e diversidade que a caracterizam.

Ao promover a gastronomia brasileira, estamos ajudando o setor de alimentação fora do lar e uma vasta cadeia produtiva que alcança pescadores, produtores tradicionais, o extrativismo etc, contribuindo para a geração de milhares de empregos nesse imenso e belo Brasil.

Fonte: Jornal Pequeno