Países do grupo Bric devem crescer 6,1% em 2012

Jim O'Neill, economista da Goldman Sachs que primeiro denominou a China, Índia, Rússia e o Brasil como "BRIC" há mais de dez anos, previu que este bloco de economias emergentes crescerá 6,1% ao ano para este ano e 6,9% em 2013.

"Esperamos que todos os países do Bric tenham uma melhor performance em 2013 do que em 2012, apesar de que os resultados não devam ser exatamente melhores que as expectativas", disse O' Neill, presidente da Administração de Ativos da Goldman Sachs, em uma carta para o fórum sobre as economias dos países do Brics (incluindo a África do Sul) na terça-feira.

A África do Sul se juntou como quinto membro do bloco no final de 2010 e o acrônimo passou a ser Brics.

"Coletivamente, esperamos que os países do Bric cresçam 6,9% a partir dos prováveis 6,1% em 2012", de acordo com a carta.

"Prevemos um crescimento global de 3,6% para 2013, e 4,1% para 2014", disse ele.

Mas O'Neill disse que os países do Bric enfrentam seus desafios de diferentes formas.

"No Brasil, que foi o mais fraco do grupo em 2012, espera-se ver mais efeitos dos estímulos fiscais e monetários oferecidos este ano", disse ele, acrescentando que para a Rússia, se livrar da dependência de energia continua sendo o maior desafio.

Para a Índia, o desafio é fazer com que a democracia funcione melhor e implementar algumas das políticas definidas por eles, disse o economista.

O'Neill disse que o grande desafio da China é manter os sinais de transferência do motor do crescimento para os consumidores, o que parece ser encorajador.

Ele acredita que ninguém deve exagerar a importância dos problemas da Europa e dos Estados Unidos para os países do Bric.

"Eles devem ser perfeitamente capazes de conduzir seus próprios índices de crescimento.", acrescentou ele.

"Na verdade, mesmo com minha previsão de índices, até 2014, eles deverão se tornar coletivamente maiores que os Estados Unidos, por isso acredito que estão se saindo muito bem, apesar dos desafios", disse O'Neill.

Fonte: Rádio Internacional da China