Chico Lopes: O céu ganha um arquiteto, a terra perde um comunista

"O céu ganha um grande arquiteto, a terra perde um grande comunista". Assim o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) reagiu à notícia da morte de Oscar Niemeyer, na noite desta quarta-feira, 5/12. Para Chico Lopes, o Brasil perdeu, além de um dos maiores artistas da história e do responsável por seguidas revoluções na arquitetura, um grande protagonista político, da luta pela cidadania, por mais justiça social, por uma vida melhor para todos.

"Aplaudido em todo o mundo, como um artista e um arquiteto de contribuições únicas a toda a humanidade, Oscar Niemeyer se manteve sempre coerente com suas posições quanto à realidade brasileira e à luta por uma sociedade melhor. Tenho muita honra em afirmar que sou comunista, assim como Niemeyer", declarou Chico Lopes.

Lopes também relembrou os encontros com o arquiteto, no Rio de Janeiro e em Brasília. "Estivemos juntos em algumas ocasiões, e foi uma grande honra encontrar ali o mestre, porque era uma pessoa que eu sempre admirei", acrescenta.

"Outra alegria foi comparecer à inauguração do obelisco feito por Niemeyer em Crateús, uma das poucas obras dele no Ceará, em homenagem à passagem da Coluna Prestes pelo município. Foi uma grande emoção", recorda.

"Nosso partido, através de iniciativas como a do ano Oscar Niemeyer, no centenário dele, proposto pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), sempre destacou a imensa contribuição de Oscar Niemeyer ao Brasil e ao mundo. Cabe a nós, agora, seguir ressaltando esse exemplo e trabalhando para que sua obra e sua história de vida sejam cada vez mais conhecidas pelas novas gerações. Ainda temos muito o que aprender com Niemeyer".

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes – PCdoB-CE

Leia também:
Oscar Niemeyer deixa traço eternizado em Crateús