Câmara agenda audiência contra demissões na Vulcabrás 

A Comissão do Trabalho da Câmara Federal aprovou esta semana a realização de uma audiência pública, solicitada pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), para tratar do fechamento de 11 das 12 unidades da Vulcabrás Azaléia no parque industrial de Itapetinga, município da Bahia. O encontro acontecerá no dia 19 de dezembro.

O deputado Daniel foi o primeiro parlamentar a tratar do assunto no Congresso. Assim que confirmou a informação, Daniel fez um pronunciamento na tribuna da Câmara, e criou uma agenda de audiências, para evitar as demissões e o impacto negativo que elas provocarão na economia dos pequenos municípios da região. A notícia chamou atenção da imprensa nacional e mobilizou políticos na Bahia e em Brasília.

O fechamento das unidades fabris na região de Itapetinga provocará um impacto devastador na economia de pelo menos 9 municípios atingidos diretamente: Caatiba, Itambé, Macarani, Itororó, Iguaí, Potiraguá, Ibicuí, Itaranti e Firmino Alves. Cerca de quatro mil postos formais de trabalho serão extintos, o que representa cerca de 12% dos postos de trabalho gerados pela indústria calçadista na Bahia.

Serão convocados para a audiência, representantes do Ministério do Trabalho, Ministério da Indústria e Comércio, Ministério da Fazenda, Secretaria de Indústria e Comércio e Secretaria de Trabalho, ambas do estado da Bahia, representante da Vulcabras Azaleia, do Sindicato dos Trabalhadores de Calçados da Região de Itapetinga, prefeitos das cidades atingidas pela decisão, e representantes do Fórum de Entidades Não Governamentais de Itapetinga.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Daniel Almeida