Câmara dos Deputados antecipa audiência da Vulcabras Azaléia

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados antecipou para o dia 18 de dezembro, a realização da audiência pública que vai tratar do das demissões na fábrica da Vulcabras Azaléia, na região de Itapetinga, Bahia. A antecipação aconteceu em virtude da urgência do tema. O encontro será realizado às 14h30, no Plenário 12 da Câmara dos Deputados, em Brasília.

A audiência foi solicitada pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA). Assim que confirmou a informação do fechamento das unidades, o parlamentar expôs o fato na tribuna da Câmara e, em seguida, oficializou o pedido para realização do encontro na Comissão do Trabalho.

O fechamento de 11 das 12 unidades do parque industrial da Vulcabrás na região de Itapetinga, vai atingir as cidades de Caatiba, Itambé, Macarani, Itororó, Iguaí, Potiraguá, Ibicuí, Itaranti e Firmino Alves. Ao todo, serão aproximadamente 4 mil operários demitidos. “As demissões provocarão um impacto econômico negativo na região”, afirmou Daniel Almeida. Ele acompanha de perto a crise do polo calçadista e tem buscado formas para impedir as demissões.

A Comissão pretende ouvir as explicações de representantes dos Ministérios do Trabalho, da Indústria e Comércio, e da Fazenda, Secretarias de Indústria e Comércio e de Trabalho da Bahia, além do representante da Vulcabras Azaleia.

Foram convidados também representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Calçados da Região de Itapetinga, das Centrais Sindicais, do Fórum de Entidades Não Governamentais de Itapetinga, e os prefeitos das cidades atingidas pela decisão.

Fonte: Ascom Daniel Almeida