Autoridades latino-americanas manifestam solidariedade a Chávez

Presidentes de países membros da União de Nações Sul-americanas (Unasul) e da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) enviaram mensagens de apoio e votos de pronta recuperação ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que se encuentra em Cuba para ser submetido a uma nova intervenção cirúrgica no quadro do tratamento que faz de um câncer.

O mandatário equatoriano, Rafael Correa, viajou na segunda-feira (10) a Cuba para visitar seu colega venezuelano.

Ao chegar a Havana, Correa manifestou: "Venho dar um abraço ao presidente Chávez em nome do Equador e de toda a Pátria Grande", acrescentando que se trata de “um gesto de solidariedade com um irmão de coração".

Por sua parte, a mandatária Cristina Fernandez, durante un ato de celebração do 29º aniversário do fim da última ditadura militar na Argentina (1976-1983) no domingo (9), expressou: "Desde esta praça pedimos a Deus por um querido amigo e companheiro que ajudou a Argentina quando ninguém a ajudava, que lhe estendeu a mão generosa". "Peço a todos que roguemos para que devolva a saúde ao querido presidente Hugo Chávez, da República Bolivariana da Venezuela."

Também o presidente boliviano, Evo Morales, enviou mensagem de solidariedade ao presidente venezuelano.

"Em nome do povo boliviano, queremos expressar nossa solidariedade, nossa admiração, nosso respeito e carinho ao irmão presidente. Dizemos que estamos e estaremos sempre, presidente e povo venezuelano, com vocês", expressou Morales.

E acrescentou: "Acompanharemos nosso irmão presidente nesta nova batalha pela vida".

O presidente peruano, Ollanta Humala, também se somou às mensagens de solidariedade com o presidente Chávez. Nesta segunda-feira, Humala assinalou que "o povo peruano se solidariza com o povo venezuelano e desejamos ao presidente Chávez que tenha êxito e recupere logo sua saúde. Estamos preocupados com ele e confiamos na medicina cubana".

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, manifestou através de sua conta na rede social Twitter: "Nossa solidariedade com o presidente Chávez nestes momentos difíceis. Fazemos votos por sua pronta recuperação".

Através da mesma rede social, o chefe de Estado do Chile, Sebastián Piñera, também desejou "muita fé, força e uma pronta recuperação" ao presidente Chávez.

O ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo, expressou nesta segunda-feira total solidariedade com o mandatário venezuelano, a quem desejou pronta e total recuperação, fazendo-lhe chegar sua mais firme solidariedade.

O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, indicou que o governo uruguaio acompanha de perto o tema da saúde do presidente Chávez.

Ele declarou que tem "tranquilidade" porque o governo da Venezuela informou de maneira "transparente e clara" sobre o que está acontecendo com o mandatário.

A coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania da Nicarágua, Rosário Murillo, declarou: "Com nosso coração e nossa devoção fortalecendo-se junto com nossos irmãos do povo querido da Venezuela, unidos em oração, seguirão ocorrendo milagres e a saúde do presidente Hugo Chávez será restabelecida".

Na Nicarágua, neste domingo (9) milhares de militantes da Juventude Sandinista se concentraram na plaza da Bíblia, em Manágua, onde realizaram um ato de solidariedade com o presidente Chávez.

Por sua parte, o governo mexicano manifestou, através de um comunicado, "seus melhores desejos pelo êxito desta operação, assim como pela plena recuperação do presidente venezuelano".

Igualmente, o secretario-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, desejou que Chávez "supere prontamente e com êxito a nova operação a que será submetido".

O secretario-geral expressou sua "preocupação pela reaparição da enfermidade" e manifestou seus votos de "um futuro de saúde e tranquilidade a ele e ao povo da Venezuela".

Agência Venezuelana de Notícias; tradução da Redação do Vermelho