Ministro destaca apoio dos vizinhos aos megaeventos esportivos

Durante entrevista com a imprensa esportiva do Uruguai, nesta segunda-feira (10) em Montevidéu, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, falou sobre a preparação do Brasil para os grandes eventos esportivos que o país sediará nos próximos anos. E destacou o apoio que espera receber dos vizinhos para a Copa das Confederação em 2013, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

Ministro destaca apoio dos vizinhos aos megaeventos esportivos

Segurança, hotelaria, mobilidade urbana e legado foram alguns dos temas abordados pelo ministro, que também falou sobre a seleção brasileira. Os jornalistas queriam o palpite do ministro sobre o campeão do Mundial de 2014 e a possível revanche da final da Copa de 1950, entre Brasil e Uruguai.

O ministro mostrou confiança nos jogadores e na qualidade técnica brasileira. “Este fato é o que mais nos preocupa. Mas isso independe do governo. Estamos com um técnico muito competente e jogadores excepcionais. Nenhuma seleção tem condições de reunir tantos talentos num só time como nós temos. Por isso acredito que a vitória será nossa”, assegurou Rebelo.

Inclusão dos uruguaios

Nessa terça-feira (11), o ministro brasileiro se reúne com o presidente do Uruguai, José Mujica, para firmar acordo de cooperação esportiva entre os dois países. A ministra do Turismo e Esporte do Uruguai, Liliam Kechichián, também participará do encontro, que será realizado na Torre Ejecutiva (Torre Executiva em português), edifício em que funciona a sede da presidência daquele país. Após a reunião haverá uma coletiva de imprensa no local.

Um dos principais objetivos do acordo é promover e fortalecer as boas relações já existentes entre os países na área esportiva. O destaque é a inclusão de uruguaios no Programa de Voluntariado Público dos Grandes Eventos Esportivos do Brasil, que o governo deverá lançar em breve.

Na agenda do ministro em Montevidéo, foram programas reuniões de trabalhos com políticos e autoridades locais, além da participação em visitas e eventos. Na segunda-feira (10), o ministro do Esporte foi ao Museu do Futebol, nas dependências do Estádio Centenário, considerado Monumento Histórico do Futebol pela Fifa em 1983.

“O estádio levou apenas sete meses para ser construído e toda a estrutura atual é original. Queríamos comemorar o centenário da independência uruguaia e éramos sede da Copa do Mundo”, explicou o diretor do estádio, Mario Romano Alonzo Alonzo. Também acompanharam a visita, o embaixador do Brasil no país, João Carlos de Souza-Gomez, e o diretor Nacional de Esportes do Uruguai, Ernesto Irrurueta.

Agenda política

De lá, a comitiva seguiu para a Praça da Independência onde foi feita uma Oferenda Floral. “Nosso herói nacional é José Gervásio Artigas e fazer uma oferenda de flores para ele é como se estivesse homenageando o país. É um ato simbólico feito pelas autoridades e que nos encanta”, comentou Irrurueta.

No período da tarde, o ministro Aldo Rebelo visitou o Palácio Legislativo uruguaio (que equivale ao Congresso Nacional brasileiro), iniciando pela Câmara de Representantes, onde foi recebido pelo presidente, deputado Jorge Orrico. Na ocasião, conversaram sobre o acordo de cooperação esportivo entre os dois países.

Na sequência, Aldo Rebelo seguiu para o Senado, onde encontrou o presidente da Casa e o vice-presidente da República, Danilo Astori. “Gostei muito da proposta de ampliarmos o acordo esportivo já existente. Estamos à disposição para o que for necessário para apoiar o Brasil nesse projeto e nas realizações dos grandes eventos. Temos muito trabalho para fazer”, ressaltou Astori.

Da Redação em Brasília
Com agências